Os avanços tecnológicos e as novas possibilidades no campo profissional levaram muitas mudanças ao setor contábil. E isso só foi reforçado com a pandemia do Covid-19.

Com um cenário competitivo, cheio de incertezas e riscos, os gestores querem cada vez mais a ajuda de profissionais que tenham uma visão mais estratégica do mercado. É possível até mesmo que você já tenha percebido isso com seus clientes. 

O contador, hoje, não é mais aquela pessoa que fica apenas fazendo registros relacionados ao financeiro da empresa. O contador é mais um planejador, que tem em suas mãos um conhecimento único, valiosíssimo para as organizações, e que pode ajudar até mesmo a definir o futuro da empresa.

E assim como o formato de trabalho evolui, é preciso também buscar evoluir como profissional. E para prestar o melhor serviço como contador nessa era, você precisa aguçar alguns sentidos no seu dia a dia de trabalho. Continue lendo e entenda o que estamos querendo dizer com isso.

Amplie a visão

Assim como o que nós contadores fazemos no dia a dia requer estudo e conhecimento, para esse novo papel você também precisará abrir o olhar para outras áreas. 

Administração, finanças, economia, marketing, vendas, planejamento estratégico, direito, política… todas essas áreas podem contribuir para que você preste um serviço cada vez melhor e mais completo ao gestor.

Exercite a audição

Talvez você seja de uma geração mais nova na área contábil, ou talvez seja um profissional experiente que quer se reinventar. Em ambos os casos, você precisará saber ouvir.

Você pode aprender muito com profissionais mais experientes, tanto na área contábil quanto fora dela. 

E o contato com profissionais mais jovens também é muito benéfico. Há uma nova geração de contadoras e contadores que já nasceu inserida na internet e na tecnologia, e desenvolveu suas habilidades já dentro desse contexto. O aprendizado com essas pessoas pode ser bem importante nessa reinvenção.

Aprimore o olfato

A percepção de oportunidades é algo muito valorizado no meio corporativo. 

A interpretação estratégica dos dados contábeis pode ajudar o contador moderno a enxergar boas oportunidades de negócios. 

Esse faro também pode ser melhorado constantemente com a atualização contínua dos conhecimentos, dentro e fora da área contábil. Temos um texto completo ensinando o contador a se atualizar, que você pode ler, se quiser, neste link.

Refine o tato

O contato é algo muito importante para o contador desse novo mercado. É preciso exercitar a comunicação constantemente.

Seja para fechar negócios, prestar e receber consultoria ou até mesmo para captar novos clientes, a comunicação é um ponto chave. Por isso, é preciso aprender a utilizar ferramentas como redes sociais, blogs e aplicativos de mensagem. 

Em um mundo onde mais informação é bombardeada a todo momento, a comunicação assertiva é cada vez mais necessária. E isso fará a diferença para esse novo profissional.

Por onde começar?

Obviamente cada uma dessas coisas vai demandar muito mais dedicação e esforço, e talvez não seja muito fácil dar o primeiro passo.

Por isso, preparamos um material completo com orientações sobre esse novo papel do contador. É o Kit do Contador Moderno, e você pode fazer o download grátis aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *