Manter-se atualizado é uma boa prática em qualquer área de atuação. Porém, dentro da Contabilidade isso pode ser determinante para manter-se no mercado.

As leis brasileiras estão em constante alteração, seja em esfera municipal, estadual ou federal. E leis de diversas ordens – trabalhista, previdenciária, tributária, entre outras – afetam diretamente o trabalho contábil. Isso sem falar em outras atualizações, como as novas formas de captar clientes e usar a tecnologia no escritório.

Contudo, atualizar-se constantemente não é uma tarefa fácil, ainda mais com as rotinas contábeis tomando boa parte da energia e do tempo do contador. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a se manter atualizado, confira:

 

Participe de Eventos

Uma das coisas que mais se popularizaram durante o período de pandemia foram os eventos online, que passaram a receber mais atenção das pessoas. E eventos da área contábil estão sempre surgindo.

A participação em eventos é importante pois te coloca em contato com as últimas tendências do mercado brasileiro, a nível nacional. Além disso, as possibilidades de networking que surgem em eventos são bastante vantajosas e podem ser de grande ajuda no crescimento do seu escritório.

 

Tenha uma rotina de leitura

Você pode começar tirando 20 minutos diários dedicados exclusivamente à leitura a respeito da sua área de atuação e assuntos afins. Monte uma sequência de sites e blogs de conteúdo relevante e dedique-se a eles todos os dias. 

Conforme você se sentir mais confortável, você pode ir expandindo e aumentando a lista de sites de leitura diária. Assim, você sempre terá conteúdo atualizado.

E não esqueça de deixar um espaço na lista para o nosso blog, que traz conteúdo atualizado frequentemente para você. 

 

Estude áreas além da contabilidade

A competição existente no mercado faz com que se saia melhor quem estiver mais preparado. E em um ramo em constante atualização, estar preparado muitas vezes significa ir além da própria área de atuação.

As áreas importantes de estudo para contabilistas são principalmente as ligadas à economia, ao direito  e à política. Porém, assuntos ligados à administração como gestão e recursos humanos também merecem uma atenção do contador. 

Isso porque uma das áreas de maior crescimento na contabilidade é a consultoria contábil, que ajuda empreendedores na tomada de decisão com base em conhecimentos de diversas áreas.

 

Aposte em mentoria

Uma mentoria pode ser de grande ajuda para o contador se manter atualizado. A busca pela ajuda de uma pessoa com experiência diferente da sua pode ajudar a preencher lacunas e melhorar a sua prestação de serviços em diversos aspectos.

E aqui vai uma dica: ser mentor de alguém é ainda mais vantajoso quando o assunto é atualizar conhecimentos. Quando você realiza um serviço de mentoria, você está atualizando seus conhecimentos ao mesmo tempo em que revisita conceitos mais básicos da profissão. Dessa forma, o seu aprendizado enquanto aplica a mentoria pode ser bastante significativo.

 

Tenha uma infraestrutura tecnológica confiável

Já não é novidade que a tecnologia pode ser uma grande aliada do contador. Porém, é importante ter em mente a necessidade de uma infraestrutura confiável nesse sentido. Como o Sistema RTA.

O Sistema RTA tem suporte personalizado de acordo com a sua necessidade. Nós ensinamos você a utilizar o sistema e damos todo o apoio necessário.

Além disso, o Sistema RTA é online. Isso significa que você não precisará fazer o download de um arquivo pesado para o seu computador, já que o sistema funciona diretamente no navegador. Isso também tem outra vantagem: o armazenamento em nuvem, que mantém seus dados em segurança e com acesso possível de qualquer lugar do mundo.

O sistema RTA está com teste grátis por 15 dias, sem compromisso. Quer fazer o teste ? Clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *