Trabalhar como contador autônomo é uma ótima alternativa para aqueles profissionais que estão buscando se inserir no mercado, pois traz muitas vantagens tanto para recém-formados quanto para profissionais mais experientes.

Entre as principais vantagens desse formato de trabalho está a grande flexibilidade que ele proporciona. Trabalhando como autônomo você pode definir sua própria jornada de trabalho, além de não ter chefe e poder executar as tarefas de qualquer lugar. 

Essa flexibilidade pode também facilitar na especialização em serviços de consultoria, que é uma área da contabilidade que está crescendo rapidamente.

Porém, iniciar nessa modalidade requer um certo esforço, já que ela apresenta alguns desafios. 

 

Responsabilidade

O mercado contábil de uma forma geral exige um alto nível de responsabilidade do profissional, e isso é ainda mais sério quando se fala em trabalhar como autônomo. Para ter sucesso como contador autônomo é preciso ter um bom planejamento financeiro, além da disciplina para prestar os serviços da melhor forma possível. 

Na parte financeira, é preciso precificar corretamente os seus serviços, além de ter um fundo de emergência para épocas de menor volume de trabalho. Já a disciplina envolve buscar formas de se atualizar constantemente para se manter competitivo no mercado, além do cumprimento correto dos prazos e das rotinas de contabilidade.

 

Relação com os clientes

Uma das coisas que caracterizam o serviço autônomo de contabilidade é a grande rotatividade de clientes. Por isso, é preciso ter uma estratégia bem planejada para manter uma carteira ativa, para que você consiga se manter.

Por isso, é extremamente importante que, antes de iniciar como autônomo, você procure conhecer formas de captar clientes para o seu negócio, além de traçar estratégias para fidelizar esses clientes. Isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do contador autônomo.

 

Organização 

O serviço de contabilidade normalmente já requer uma grande capacidade de organização. Isso porque a complexidade das rotinas exige uma certa atenção do profissional, para evitar sobrecargas e erros. Para o autônomo a organização é ainda mais importante, já que tudo será feito apenas por uma pessoa. A disciplina é fundamental para ter sucesso nesse ponto.

Uma boa forma de se organizar é investir na automatização de processos. Com as rotinas automatizadas é possível dedicar seu tempo e energia para outras atividades já citadas, como a captação de clientes e serviços de consultoria.

 

O Sistema RTA pode te ajudar!

Além de facilitar as rotinas contábeis e a emissão de documentos, o Sistema RTA funciona diretamente no navegador com armazenamento em nuvem. Dessa forma você não precisa ocupar espaço no seu HD com sistemas pesados, além de poder acessar o sistema de qualquer computador. Nossa equipe fornece todo o treinamento e suporte para que você aprenda a utilizar o sistema de forma efetiva.

Além disso, contamos com um plano especial, feito na medida para o contador autônomo. Quer saber se o sistema serve para você? Faça um teste grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *