Você certamente já recebeu alguma promessa milagrosa sobre o marketing que vai impulsionar até 100% das suas vendas atuais. 

Mas a verdade é que esse tipo de promessa nunca vai dar certo. 

Então quer dizer que marketing não aumenta suas vendas? 

Também não! O que é fundamental é saber que existe uma jornada de compra que não deve ser desrespeitada. 

Saber vender é essencial, mas antes de mais nada, é importante oferecer o seu produto. Aí que mora o desafio. 

Com o aumento da competitividade do mercado, cada vez mais a prospecção de clientes é uma necessidade patente à todo empreendedor.

Saiba algumas dicas valiosas para fidelizar clientes e conseguir o engajamento da sua marca. 

Como dito anteriormente, existe uma jornada que precisa ser cumprida para que você alcance sucesso nas vendas. 

O primeiro passo é entender que a prospecção de clientes é o ato de identificar e iniciar o relacionamento com pessoas que são seus potenciais clientes. São necessários uma série de ferramentas, para compreender a finco o perfil do público alvo e saber exatamente em qual estágio da compra ele se encontra. 

Uma dessas ferramentas é o Inbound Marketing, que consiste na atração de pessoas por meio de conteúdos ricos, que sejam visuais ou auditivos, capazes de gerar no público a necessidade da compra. Após atrair pessoas, é fundamental coletar seus dados para identificar numericamente o potencial do seu público. 

Outra forma de conquistar clientes é através do Outbound Marketing que envolve mais o time comercial do seu negócio, como uma espécie de pré-venda. Diferente do conteúdo rico do Inbound, o Outbound exige maior “agressividade”, ou seja, técnicas de convencimento e persuasão.

No entanto, a melhor estratégia ainda são os clientes fiéis, que se tornam promotores do seu negócio. A prospecção de clientes por indicação, ou pelo “boca a boca” é a forma mais recorrente e segura para conquistar e fidelizar clientes. A indicação pode ocorrer de forma natural ou comercial (através de parcerias com influenciadores locais).

Depois de compreender como funciona a jornada de compra, é possível fidelizar clientes.

Confira abaixo a nossa lista completa!

  • Conheça seus clientes e se aproxime deles o máximo que conseguir, através de pesquisas, projetos, grupos focais, etc. Garanta que todo seu time também saiba essa informação.
  • Importe-se com o que o cliente fala da sua marca através das redes sociais, email, páginas de reclamação ou qualquer outro canal de relacionamento. 
  • Seja ágil na comunicação e personalize o atendimento. 
  • Antecipe as necessidades do seu cliente: fique atualizado em tendências do mercado, consulte e recomende novos produtos e serviços disponíveis, interaja com o público e também garanta o envolvimento de todo o seu time. 
  • Humanize seu público e disponibilize um atendimento eficiente para melhorar a relação com os seus clientes.
  • Desenvolva programas de fidelidade para angariar novos clientes e animar os que já são fiéis (ofereça opções como desconto por indicação, programas de pontuação, mimos em datas especiais, etc.) 

Com essas dicas, você com certeza terá um diferencial competitivo muito importante!

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