A tecnologia está presente cada vez mais no dia a dia das pessoas. Desde um simples pedido de comida ou transporte via aplicativo, até o uso de robôs para atividades simples. No mundo corporativo a situação não é diferente e, agora, é possível também automatizar escritório de contabilidade.

Se você é um contador ou algum profissional da área, deve ter ficado curioso e querendo mais informações.

Para ajudar pessoas como você, elaboramos este artigo, no qual explicaremos como funciona a automatização de um escritório de contabilidade, os serviços oferecidos e um comparativo com um escritório tradicional. Continue a leitura e confira!

Como funciona a automatização

Um escritório de contabilidade é composto por uma série de atividades rotineiras e, para mantê-las, o contador precisa de uma grande estrutura, que inclui o aluguel de salas, espaço para arquivar documentos, além da contratação de profissionais e estagiários para realizar as atividades.

Com um escritório automatizado, muitas dessas tarefas são realizadas de forma automática pelo sistema, exigindo muito menos estrutura física e de pessoal.

Imagine, por exemplo, que aconteça algum imprevisto, como um incêndio e você perca todos os documentos. Quanto transtorno isso causará? Com um escritório automatizado, os documentos são arquivados automaticamente na nuvem e contam com backup, ou seja, mesmo diante de algum problema, facilmente você terá acesso a eles.

Serviços oferecidos

Agora que já sabemos como funciona, vejamos os principais serviços oferecidos:

  • cadastro de várias empresas e usuários;

  • controle de matriz e filial;

  • contabilidade de centros de custo, diário e razão;

  • balanços, balancetes e DRE;

  • SPED Contábil, F-CONT e MANAD;

  • emissão de NF-e; (no módulo Fiscal) 

  • cálculo de impostos;

  • guia de impostos;

  • transmissão de dados para o governo;

  • pró-labore dos sócios;

  • geração de relatórios.

Escritório automatizado vs Escritório não automatizado

Produtividade

Com um escritório automatizado, as tarefas se tornam muito mais rápidas, seguras e fáceis de serem realizadas, pois o sistema é intuitivo, identifica imediatamente erros e evita retrabalhos.

Além disso, não é necessário ficar organizando pastas e arquivos, ou perder horas por dia procurando informações como NFs.

Custo

Como o escritório automatizado é mais produtivo, o contador precisará de menos pessoas para realizar a mesma quantidade de tarefas, o que reduzirá os custos com mão de obra e encargos trabalhistas.

Além disso, ele é diferente de um escritório físico, em que você tem um alto custo com aluguel, manutenção do imóvel, energia, água, etc. A mensalidade do escritório automatizado sai mais em conta que um cafezinho por dia.

Crescimento

No modelo tradicional, para crescer é preciso investir em estrutura física e funcionários, o que não é tão fácil. Já com um sistema automatizado, o crescimento não exige a mesma proporção de investimentos. Com apenas uma conta você pode atender muitos clientes e designar vários colaboradores para operar o sistema.

Assim, você não precisará captar investimento e ficar cheio de dívidas para garantir o crescimento de sua empresa.

Se você é contador, não perca tempo! Agora é a hora de automatizar escritório de contabilidade. Aproveite o que a tecnologia tem a oferecer para otimizar os seus processos e atender melhor os seus clientes. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a reduzir os custos de sua empresa, aumentar a produtividade e preparar o seu escritório para crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *