Você sabe o que é WhatsApp Business? Trata-se de uma versão criada para ser utilizada por pequenas empresas, propiciada pelo avanço da tecnologia. É gratuito para Android e permite uma interação mais próxima e direta com o cliente por meio de mensagens automatizadas e rápidas, aprimorando os processos contábeis.

Que conhecer melhor o seu funcionamento e suas vantagens? Então, continue a leitura!

Como o WhatsApp Business pode melhorar os processos contábeis?

Essa ferramenta tem como função aproximar a empresa do público-alvo, melhorando o relacionamento entre as partes por meio de um atendimento prático e personalizado. Isso faz com que seu escritório de contabilidade se torne mais confiável e conhecido.

Além disso, atua na propagação em massa das informações relacionadas ao negócio e os serviços oferecidos, permitindo o alcance de um número maior de pessoas em menos tempo.

Como ele funciona?

O aplicativo permite ao contador separar os contatos pessoais dos profissionais, tornando o perfil empresarial e viabilizando que qualquer indivíduo que entre em contato entenda que está se comunicando diretamente com uma empresa.

O cadastro é realizado de forma simples, semelhante ao WhatsApp tradicional. É preciso inserir informações e imagens que constituirão a aparência do escritório no aplicativo e a verificação pode ser feita por intermédio de um código, encaminhado por mensagem de texto ou ligação telefônica.

É importante ter cuidado nesse momento, pois qualquer falha de informação pode levar os clientes a desacreditarem na sua marca. Uma alternativa é ter um número exclusivo para o WhatsApp Business, assim o público terá um canal direto para enviar mensagens ou fazer ligações.

Outra recomendação é que uma pessoa fique responsável pelas respostas e emissão de conteúdos diariamente, garantindo que o cliente seja atendido com agilidade.

Quais são as vantagens do WhatsApp Business?

O WhatsApp pode gerar vários benefícios para o contador, entre eles:

  • possibilidade de envio de mensagens rápidas programadas pelo recurso. Assim mesmo que o responsável pelas respostas não se encontre disponível no momento, o cliente terá uma resposta, evitando que fique sem retorno por muito tempo;
  • acesso às métricas do conteúdo encaminhado pela ferramenta, permitindo a conferência do número exato de mensagens enviadas pelo aplicativo e quantas foram lidas, ajudando na identificação do conteúdo que agrada mais o cliente;
  • etiquetamento de mensagens, viabilizando a criação de tags que estruturam as mensagens, separando os clientes em listas especiais.

Quais são as melhores práticas para utilizar esse recurso?

Para garantir os resultados esperados, é necessário fazer um planejamento e adotar boas práticas para que a ferramenta funcione de forma eficiente. Veja algumas delas:

  • cada serviço terá um período ideal para o contato com o cliente via WhatsApp Business. Evite mandar mensagens para clientes que ainda não foram convertidos ou não mostraram interesse pelo serviço;
  • o momento certo para usar o Business é quando o cliente dá algum tipo de abertura. Quando isso acontecer, ofereça informações sobre sua área de atuação, novidades etc. Você pode inserir um formulário para que o cliente preencha com nome completo, telefone e e-mail caso possua algum tipo de interesse;
  • evite linguagem muito técnica e de difícil entendimento. Aproveite a intimidade que a plataforma proporciona;
  • converse de forma personalizada e gentil com o cliente e, mesmo que o perfil da marca seja mais sério, utilize uma linguagem mais leve para tornar a conversa agradável.

Agora que você já sabe o que é WhatsApp Business, não espere mais para aproveitar as facilidades proporcionadas pela tecnologia para ter um relacionamento mais próximo com o cliente, prestar um serviço de qualidade e fidelizá-lo de vez. Além disso, coloque as dicas apresentadas para utilizar a ferramenta da maneira adequada e usufruir de todas as suas vantagens.

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