A sigla EIRELI significa Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, e traz muitas vantagens com relação a outras modalidades de empresa. A principal característica desse formato é poder ser constituída de apenas um sócio.

O objetivo principal da criação dessa modalidade de CNPJ é acabar com o sócio fictício, que era uma prática comum nas empresas de sociedade limitada (LTDA). Isso acontecia porque a abertura dessa modalidade de empresa requer a participação de um mínimo e duas pessoas.

Porém, além dessa característica, esse formato de empresa também traz vários benefícios, como explicaremos a seguir.

VANTAGENS DO FORMATO EIRELI

O formato EIRELI é considerado uma ótima opção para formalização, e a melhor opção para abertura de micro e pequenas empresas, já que traz diversas vantagens:

  • Permite a abertura de uma empresa de qualquer nicho. Isso significa que é possível abrir uma EIRELI dentro de qualquer ramo de atuação, além de a empresa poder ser encaixada em qualquer um dos três regimes principais de tributos, que são Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional;
  • Não compromete o patrimônio pessoal. Isso porque, embora conte com apenas um sócio, a empresa e a pessoa física são vistas como entidades financeiras diferentes aos olhos da lei. Isso não significa, porém, que o patrimônio do proprietário não possa ser atingido no caso de descumprimento da lei;
  • Não há a necessidade de sócio, o que significa que não é mais necessária a assinatura de um sócio fictício, prática que já foi comum em empresas de Sociedade Limitada (LTDA);
  • Não há receita bruta mínima anual. Isso quer dizer que a empresa pode apresentar os lucros conforme puder a cada ano, sem um valor mínimo estipulado, como em outros formatos. Essa característica ajuda na formalização de  trabalhadores autônomos, além de ser bastante importante para negócios em fase inicial ou microempresas.
  • Outras empresas podem se oficializar como EIRELI. A lei permite que as empresas simplesmente alterem a modalidade de CNPJ, sem a necessidade de baixa. Assim, caso um sócio decida se afastar do empreendimento, é possível manter a empresa funcionando com apenas um sócio de forma menos burocrática que a baixa e reabertura de CNPJ.
PARA A ÁREA CONTÁBIL

Para a nossa área, a principal característica dessa modalidade é que, mesmo com a possibilidade de abertura da EIRELI por apenas um sócio, é obrigatória a contratação de um profissional contábil. Isso significa que a prestação de contas da empresa e as obrigações fiscais deverão ser garantidas por um contador.

Dessa forma, é possível orientarmos nossos clientes sobre a possibilidade de abertura ou alteração da modalidade da empresa para EIRELI, que pode ser bastante vantajosa para ambos os lados.

Mas, independente do formato de empresa atendido, a RTA Sistemas tem a ferramenta certa para o contador, otimizando a rotina e automatizando processos. Com elas, você poderá oferecer sempre o melhor trabalho contábil para qualquer modalidade de empresa, além de poder dedicar um tempo da sua rotina para prestar serviços de consultoria.

Entre em contato conosco e conheça nossas ferramentas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *