O profissional que pensa que não deve se envolver com outros estilos de serviços e somente fazer o que está na sua área, está com os dias contados, assim, seus clientes vão escapar pelos dedos. E por que isso? O mercado contábil está em ebulição. A tecnologia chegou nessa área e os processos operacionais são feitos de forma mais eficiente, utilizando a inteligência artificial.

Em pouco tempo, as guias serão emitidas automaticamente, enviadas aos clientes sem precisarmos interferir, os softwares farão isso por nós. A RFB também poderá fazer, enviando a guia para pagamento. Esse movimento se inicia pelas empresas do Simples Nacional, mas logo deve chegar às empresas de Lucro Presumido e depois Real, isso é somente uma questão de tempo. 

A revolução tecnológica, no departamento contábil, parecia lenta, mas as empresas de tecnologia vieram com tudo e conseguiram automatizar o débito e crédito, conciliar bancos de forma automática, rápida e eficiente.  

Agora que chegaram maneiras automatizadas de fazer contabilidade, surge a dúvida: a tecnologia vai roubar nossos clientes?

É simples, temos que nos reinventar!

Com a operação automatizada, o tempo e o custo dos serviços contábeis são reduzidos, e o contador que aderir a tecnologia ampliará sua carteira de clientes rapidamente. Isso porque, com a tecnologia, uma contabilidade poderá atender vários clientes de diversos lugares do Brasil, e ainda oferecer outros serviços com qualidade e preço mais alto, focando no sucesso do cliente.

Sem falar na “contabilidade online”, que é ofertada aos empresários pelos seus smartphones e redes sociais, ela é como um robozinho que faz cálculos de impostos e obrigações legais para os donos de negócio por um preço baixíssimo. Mas não se preocupe, esses escritórios online, que não possuem intervenção humana, não são capazes de substituir o contador que souber usar a tecnologia a seu favor, entregando serviços humanizados.

Quando falamos de serviços humanizados, entram todos aqueles que visam o sucesso do cliente e fazem com que ele perceba o valor do trabalho do contador: consultoria financeira empresarial, alteração contratual, controle patrimonial, planejamento tributário, planejamento estratégico para o próximo ano e BPO financeiro, por exemplo.

O que eu faço com toda essa mudança?
  • Use a tecnologia a seu favor

Você já parou para pensar que as empresas que aderiram à contabilidade digital estão a frente do contador tradicional? Em vez de negar isso, use a seu favor! Com a contabilidade digital, a parte manual é automatizada, e você entrega os serviços tradicionais em tempo hábil para prestar serviços de maior valor agregado.

  • Converse com o cliente e se posicione

Precisamos saber nos vender mais, criar novos serviços para nossos clientes. Precisamos perder o medo de nos posicionar, de questionar e, quando preciso, contrapor.

Vamos mostrar ao cliente todos os pontos a melhorar na gestão dele e oferecer nossos serviços como solução. Agora que temos tecnologia para dar vazão ao que nos tomava tempo, vamos poder enfim entregar o que realmente faz brilhar os olhos do empresário. 

Cada cliente espera uma coisa, tem uma percepção de valor. É importante sabermos identificar isso e entregar o que de fato é importante para ele. Quanto ao que não quer, cabe a nós alimentá-lo com informações para que ele logo perceba as vantagens que esses serviços trariam a ele.

  • Amplie possibilidades

Esta é a hora de virar consultor. É possível entrar na área financeira das empresas, ajudá-los na parte de conciliação bancária, de caixa. Outro serviço que é visto com bons olhos é a controladoria para pequenas empresas! É preciso montar um plano para isso, usar os números que temos para fazermos reuniões estratégicas, utilizando ferramentas e plataformas mais amigáveis.

Ainda temos um longo caminho pela frente e sabemos que essa mudança ainda gera certo desconforto e insegurança. Mas é preciso começar se quisermos ser reconhecidos ou mesmo até se quisermos sobreviver no mercado. 

A tecnologia não vai roubar seus clientes, mas quem pode conquistar eles é aquele contador que já foi atrás de mudanças!

Quer começar a se adaptar? Faça o teste grátis das ferramentas da RTA Sistemas e tenha a tecnologia como seu braço direito para otimizar e melhorar o seu trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *