Diante de uma legislação em constante mudança, é mandatório para todos os profissionais do departamento de contabilidade — sejam contadores ou não — manterem-se sempre atualizados sobre os procedimentos e normas do seu setor.

As mudanças ocorrem de tal forma que é impossível uma única pessoa dominar todas as normativas. Portanto, para que seja possível manter atualizadas as práticas do departamento de contabilidade, é necessário um trabalho em equipe, no qual todos os profissionais busquem se atualizar diariamente por meio de blogs de notícias contábeis de qualidade.

Por esse motivo, selecionamos os melhores sites da web para que você possa consultar e se atualizar diariamente por meio de bons conteúdos, produzidos por contadores profissionais. Pode confiar!

1. Portal da Contabilidade

Trata-se de um portal de classe contábil que expõe conteúdos focados em consultoria gratuita. O objetivo é contribuir, cada vez mais, para os conhecimentos dos amantes da contabilidade.

Portanto, o site disponibiliza conteúdos como: artigos técnicos, informativos, trabalhos acadêmicos, pesquisas científicas, textos de colunistas que contém os principais assuntos referentes ao cenário contábil, jurídico e econômico empresarial.

O portal contém conteúdos gratuitos e pagos. As informações gratuitas tratam de temas fundamentais das Ciências Contábeis, destaque para o glossário de termos de contabilidade.

2. Conselho Federal de Contabilidade

Esse órgão foi desenvolvido perante o Decreto-lei nº 9.295, no ano de 1946. Portanto, o Conselho Federal de Contabilidade é uma autarquia que fornece notícias contábeis.

Além de realizar o registro e a fiscalização de profissionais voltados à área, sua página tem como objetivo promover o desenvolvimento da profissão contábil, respeitando os princípios da ética, responsabilidade e qualidade na prestação dos serviços.

Destacam-se, em seu site, duas importantes seções para aquisição de informações relevantes ao profissional contador:

  • Legislação: disponibiliza gratuitamente, de forma prática e fácil, as últimas novidades sobre as Leis, Resoluções e Instruções Normativas para exercício da profissão e realização adequada de procedimentos contábeis;
  • Revista Brasileira de Contabilidade: essa revista, de tiragem bimestral, dispõe de artigos e entrevistas com acadêmicos da área. É publicada gratuitamente no Portal do CFC desde o ano de 2002.

Conhecer o site do CFC é indispensável para qualquer contador que esteja na ativa, pois esse órgão produz, por meio de seus grupos de trabalho, as principais normas que norteiam todas as atividades desse profissional.

3. Portal Contábeis

Esse portal fornece informações de qualidade para os profissionais que necessitam discutir, postar, opinar e participar de todos os assuntos que envolvem a contabilidade.

Portanto, a publicação de notícias, artigos e ferramentas contábeis é bastante frequente, afinal, é considerado o maior fórum de contabilidade brasileiro. A qualidade do conteúdo das suas postagens rendeu ao portal o título de melhor produtor contábil por três anos consecutivos.

Destaque para as seguintes seções de conteúdo:

  • notícias: essa seção funciona como um blog de notícias contábeis. Com um volume diário de publicações alto, dispõe de notícias relevantes para atuação profissional, fornecendo um panorama bem completo nos enfoques carreira, tributário, contábil, empresarial e tecnológico;
  • fórum: seção na qual os usuários cadastrados podem interagir gratuitamente com outros profissionais do ramo com o objetivo de tirar dúvidas e conversar sobre temas relevantes para o exercício da profissão.

4. Rede Jornal Contábil

Possuindo mais de 25.000 matérias publicadas até o momento, essa rede de notícias é conhecida devido à ampla divulgação de materiais informativos. As notícias contábeis oferecidas auxiliam a prestação de serviços para o mercado de contabilidade.

jornal contábil dispõe de matérias atualizadas que abordam questões como: escrituração contábil, planejamento de carreira, regimes de tributação, métodos de gestão fiscal e contabilidade societária.

5. Fundação Brasileira de Contabilidade

Refere-se a uma entidade de natureza cultural com perfil jurídico sem fins lucrativos. A página tem como função, dentro da área contábil, promover e financiar programas de ensino, pesquisas, pós-graduação e coordenar a produção científica. Portanto, promove estudos e análises técnicas dos mais diversos segmentos.

A página contribui também para desenvolver projetos para participar de eventos nacionais e internacionais que tem como base a contabilidade.

Destaque para a seção publicações, na qual é possível encontrar documentos relevantes tanto para o ensino das Ciências Contábeis quanto para a sua aplicação prática.

6. Boletim Contábil

Esse guia contábil foi criado para desenvolver e divulgar importantes tópicos sobre a contabilidade no Brasil. Foi constituído no modelo de blogs de notícias contábeis e tem periodicidade quase que diária de publicação de novos artigos.

Dessa forma, mudanças nas normas brasileiras de contabilidade são noticiadas, justificando a importância que o site destina à publicação de artigos atualizados, orientados a elucidar as dúvidas dos profissionais de contabilidade diante de uma legislação em constante mudança.

7. Contabilidade na TV

Dentre todos os blogs ou sites citados acima, esse contém um diferencial: além de disponibilizar notícias, exibe conteúdo extremamente relevante por meio de palestras em vídeo.

Temas pertinentes ao cotidiano dos profissionais de contabilidade são comumente abordados, tais como: dúvidas sobre micro e pequenas empresas, eventos brasileiros e internacionais, publicação de artigos, entrevista com profissionais e premiações a instituições, estudantes e profissionais.

Devido ao seu método inovador de postar dicas para os contadores se atualizarem, é considerado um dos blogs mais influentes e acessados pelos profissionais da área.

8. Portal Classe Contábil

O conteúdo do site Portal Classe Contábil dispõe de artigos, vídeos, cursos, trabalhos acadêmicos e pesquisas. Também oferece cursos pagos de curta duração ensinados a distância.

Destaque para a seção de Consultoria, na qual os usuários do site podem gratuitamente realizar perguntas e receber respostas de consultores iniciantes.

Os artigos abordam temas variados, tais como:

  • auditoria;
  • mudanças na legislação;
  • compliance;
  • tecnologia;
  • carreira;
  • empreendedorismo;
  • entre outros.

9. Cosif eletrônico

Cosif é um portal com uma equipe especializada na produção de manuais e cursos constantemente atualizados, interpretando as normas e legislação contábil brasileira.

Sua estrutura é dividida nas seguintes seções: plano de contas, normas, manuais e regulamentos. Uma parte desse conteúdo requer assinatura, porém, há textos e artigos de acesso gratuito.

Agora que conhecemos mais sobre os principais portais de notícias contábeis, é possível obter referências seguras quando houver a necessidade de consultar algum assunto, seja ele tributário, fiscal, trabalhista e até financeiro.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer os blogs de notícias contábeis que apresentamos a você. Dessa forma, poderá conquistar mais clientes, tornando ainda mais profissional a gestão contábil e os serviços prestados por sua empresa.

Por isso, gostaríamos de convidá-lo a assinar a nossa newsletter para que você receba sempre os melhores conteúdos e esteja atualizado sobre as últimas notícias do mundo das Ciências Contábeis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *