Nos dias atuais, os contadores não perdem mais tempo gerindo dados contábeis de seus clientes através de pilhas de papel. Isso ficou no passado! Hoje, tudo é mais dinâmico e, com isso, é indispensável para esses profissionais o uso de um sistema de gestão contábil.

No entanto, quando precisam escolher entre tantas opções no mercado, os profissionais — tanto novos quanto mais experientes — acabam tendo muitas dúvidas. Eles não sabem exatamente quais fatores considerar ao contratar um software que será vantajoso em relação ao custo-benefício.

Por isso, trouxemos no post de hoje algumas dicas para ajudar você, contador, a escolher o melhor sistema de gestão contábil e resolver de uma vez por todas esse dilema!

Saiba quanto está disposto a pagar por um sistema de gestão contábil

Softwares de contabilidade variam em custo, dependendo das características que você escolher.

A maioria dos provedores também usa modelos de assinatura para diferentes tipos de pacotes, e alguns oferecem versões gratuitas. Entretanto, essas versões possuem funcionalidades básicas ou limite de usuários e clientes.

Você deve levar em conta que os recursos adicionados aos softwares pagos são diferenciados e podem incluir serviços como:

  • geração e entrega de todos os arquivos obrigatórios;

  • integrações com outros módulos (ex.: Fiscal e Financeiro);

  • controle de permissões por usuários;

  • recursos de relatórios avançados, além de muitos outros.

Verifique se o sistema oferece suporte

Quando uma empresa adquire algum tipo de software, é normal que alguns colaboradores tenham mais dificuldade do que outros até se habituarem com a nova ferramenta. E, mesmo entre aqueles que possuem mais facilidade com tecnologia, podem surgir dúvidas ou dificuldades em relação ao uso do software.

Por essa e outras razões, é importante verificar se o sistema de gestão contábil será capaz de oferecer suporte técnico à sua empresa. De preferência, que seja um suporte remoto, via telefone ou outros meios de comunicação, como Skype.

Assim, se houver algum usuário que precise de suporte a distância, ele também conseguirá solução mais rápida para possíveis dificuldades com o sistema.

Além de tudo, verifique se esse suporte é oferecido sem cobranças extras. Opte por um serviço completo com suporte gratuito!

Confira os cases de sucesso da empresa

Hoje, é muito comum que as empresas tenham um blog com um espaço onde contam como os seus clientes obtiveram sucesso nos negócios utilizando o seu produto, principalmente as que prestam serviços na área de tecnologia.

Antes de optar pelo sistema de gestão contábil, vá ao site ou blog de cada um dos desenvolvedores e procure essas histórias. Confira os depoimentos de outros contadores e a avaliação deles sobre o produto.

Caso ainda não se dê por satisfeito, vale entrar em contato com esses clientes para verificar a veracidade dos fatos.

Veja se há um período de teste para utilizar o sistema

Alguns sistemas de gestão contábil oferecem um período gratuito — geralmente de um mês — para que os clientes possam degustar o serviço. Esse período é importante para que o contador veja se o software realmente traz os benefícios que ele espera do sistema.

Além disso, ao dar essa degustação, o desenvolvedor mostra que garante a qualidade do seu produto. Portanto, veja qual software, na sua lista de opções, oferece essa vantagem antes de fazer a escolha.

Procure saber o desempenho do sistema na nuvem

Uma das tecnologias que vêm inovando no serviço de contabilidade são os sistemas de gestão em nuvem. Dentre os seus benefícios, essa tecnologia é capaz de garantir maior segurança dos dados, por possibilitar o backup automático dos mesmos em local seguro, além de permitir que os usuários trabalhem de onde estiverem.

Por isso, é importante saber se o sistema de gestão contábil oferece servidores de alto desempenho na nuvem. Assim, você contratará um software completo!

Quer conhecer um sistema de gestão contábil que oferece todos os benefícios esperados e muito mais? Entre contato conosco e tire as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *