A crise causada pelo Coronavirus pegou a economia mundial de surpresa. Muitos negócios fecharam durante esse tempo de pandemia, e outros tiveram que passar por reformulações para se manterem no mercado.

Uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas nesse tempo foi a internet. Se antes da Covid a presença digital era um diferencial importante para diversos segmentos, após dois anos de pandemia ela passou a ser fundamental.

O setor comercial foi um dos que mais tiveram adaptações nesse sentido. E isso se reflete nos números. Uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian mostra que as vendas online foram fundamentais para 70% dos negócios se manterem durante o tempo de pandemia.

Dentro deste índice, 80% disseram que pretendem manter as plataformas de venda online mesmo em um cenário pós-pandemia. 

Isso abre novas oportunidades de atuação para diversos setores, e um desses setores é a contabilidade. Já que a formalização dos comércios passou a ser maior, também são necessários os serviços de contabilidade para que as empresas estejam em funcionamento conforme prevê a lei. 

 

Contabilidade para Vendas Online

Muitos e-commerces surgiram durante esse período de pandemia. Estimativas apontam que as vendas online cresceram mais de 40% em volume só no ano de 2020. Isso significa também mais necessidade de formalização, que proporciona também mais segurança para os compradores.

Para prestar um bom serviço contábil para e-commerces é preciso ir além do básico de contabilidade. É necessário também estar atualizado quanto às novas tendências e ferramentas, para prestar um serviço estratégico ao seu cliente. 

É possível oferecer um bom serviço contábil para e-commerces seguindo essas dicas:

  • Ofereça sempre a regularização como caminho a seguir. Como Pessoa Jurídica, seu cliente poderá emitir notas fiscais e comprovar o pagamento de todas as regularidades tributárias, além de passar mais credibilidade para os seus clientes.
  • Escolha o tipo de empresa e o regime tributário ideal. Com uma boa base de dados e projeções de lucro é possível definir um regime tributário que se encaixe com os propósitos da empresa. Entenda a diferença entre os tipos de empresa nesse texto.
  • Esteja atento às atualizações de taxas. Um e-commerce é basicamente uma loja que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo. Por isso, é importante estar bem informado sobre a vigência de taxas comerciais em localidades diferentes, para verificar a viabilidade de atender ou não determinada região.
  • Faça também o básico. As datas do fisco são sempre as mesmas para lojas físicas ou virtuais. Portanto, informar seu cliente sobre essas datas e orientá-lo a esse respeito também é parte das suas atribuições. 

 

Outros impactos na contabilidade

A pandemia também afetou bastante o setor contábil. Se por um lado a incerteza e a busca por regularização aumentou a demanda de trabalho para alguns contadores, por outro lado esse setor também precisou se adaptar ao meio digital para continuar prestando seus serviços.

A contabilidade digital já não é nenhuma novidade dentro do nosso setor, mas a pandemia demonstrou que é preciso ter uma base sólida nesse aspecto, para manter a qualidade do serviço ao mesmo tempo que se busca captar novos clientes.

Por isso, queremos te oferecer hoje um teste grátis no Sistema RTA.

Com ele você automatiza suas rotinas e consegue dedicar seu tempo para outras atividades, como consultora contábil, atualização de conhecimentos ou mesmo estratégias para atrair novos clientes.

E o melhor: o sistema é 100% online com armazenamento em cloud. Isso significa que você não precisará ocupar espaço no seu HD com aplicativos pesados, além de poder contar com a segurança do armazenamento 100% em nuvem.

Faça um teste do nosso sistema gratuitamente por 15 dias, e saia da dúvida! Clique aqui e inicie o teste agora mesmo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *