O retrato atual de grande parte dos profissionais da área contábil é a de consultivo, que leva informações necessárias para que o empresário possa gerir bem sua empresa, tornando-se um serviço essencial para qualquer negócio bem estruturado.

Apesar de, por muito tempo, o contador ser visto como um mal necessário, que detinha conhecimentos e aplicava em serviços que nem sempre eram compreendidos, hoje é esse profissional que agrega valor na otimização de processos e bom funcionamento interno de qualquer empresa.

O reconhecimento da necessidade de diagnósticos adequados e aplicação correta de ações contábeis e financeiras de um negócio, colocou o serviço de Consultoria Contábil de grande relevância para os empreendedores, principalmente de pequenas e médias empresas. Aqueles que tem em mente que a saúde financeira de um negócio é o que o mantém em pé, mesmo em momentos de crise, compreendem que um contador de confiança poderá guiar as melhores soluções para tomada de decisões.

Mas, o que é a Consultoria Contábil?

Muito além do que se conhecia como o profissional que emitia notas (note-se que os contadores já foram vistos dessa forma no mercado, tendo seu valor pouco reconhecido enquanto fosse bem feito, isso porque quanto melhor a gestão contábil é feita, menos ela parece necessária, afinal menos problemas financeiros surgem), o profissional que presta Consultoria Contábil desenvolve orientações em relação as áreas contábeis da empresa, como Planejamento Tributário, Controle e gestão financeira e gestão empresarial.

O grande objetivo desse serviço é que auxiliar nas tomadas de decisões, a partir de um acompanhamento e contato constante com a empresa, e informações fornecidas pelo empresário, para assim estar ciente de tudo o que se passa internamente e possa interferir em ações futuras e/ou melhorias na gestão.

A função do consultor é de reconhecimento e identificação de erros e acertos que interfiram no crescimento de um negócio.

Benefícios da Consultoria Contábil

Através desse serviço, ambas as partes envolvidas ganham vantagens, tanto a empresa quanto o profissional contábil, isso porque:

O empresário:

Terá a garantia de estar de acordo perante a lei em relação aos setores tributários e fiscais, além de dados contábeis e financeiros corretos de como sua empresa está;

Aplicação de melhorias de gestão, a partir de análises profundas e seguras que poderão acrescentar na expansão do negócio.

O contador:

Possibilitará seu crescimento no setor, aumentando seus ganhos com a prestação de serviço para mais empresas;

Expandir os serviços oferecidos, já que estará próximo e a par do funcionamento interno.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Sebrae, 64% dos empresários se coloca disposto a pagar mais por serviços completos de consultoria contábil, que abranja:

  • Planejamento tributário;
  • Recomendação para melhorias no negócio;
  • Relatórios de desempenho e diagnósticos;
  • Apoia na Gestão Financeira;
  • Implementação de Sistemas Informatizados.

Conhecimentos esses, que pouquíssimos empreendedores possuem e necessitam de auxílio.

O profissional que proporcione a Consultoria Contábil precisará focar sua atenção e dedicação em relação a empresa nos seguintes pontos, principalmente:

  • Acompanhamento da empresa para tomadas de decisões e orientações;
  • Planejamento tributário;
  • Análise das finanças internas;
  • Apontar soluções adequadas.

Importante

A definição dos serviços a serem oferecidos através da consultoria são simples para um bom profissional da área, o que o coloca na posição de essencial em um mercado competitivo, principalmente em tempos de crises econômicas.

Porém, além do conhecimento e domínio da área, uma boa ferramenta que auxilie nos processos contábeis é fundamental, para otimizar o trabalho e gerar resultados qualificados. Portanto, tenha junto a você softwares que possam oferecer tudo o que é necessário no dia a dia, como emissão de notas e análise de dados. A RTA Sistemas Contábeis pode fornecer toda a base que você precisa para proporcionar consultoria contábil de qualidade aos seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *