Muitas empresas e instituições costumam utilizar o preço como critério fundamental na escolha de um ERP e, por isso, não levam em consideração outras coisas como o suporte de software. Embora, em um primeiro momento, uma aparente economia tenha sido feita, essa ideia se desfaz assim que o sistema apresenta algum problema ou dificuldade.
Quando a desenvolvedora do software não oferece nenhum suporte, a empresa precisa investir mais em um setor próprio de TI ou gastar tempo e recursos na busca de possíveis soluções, o que diminui sua eficiência e pode causar graves prejuízos.
Por isso, na hora de escolher o ERP para sua empresa, é importante optar por um que forneça um suporte completo. Continue a leitura deste post e conheça algumas vantagens dos softwares que fornecem esse serviço!
Implementação de software
Ainda que o ERP em questão seja simples, o momento de sua implementação é crítico e, caso ocorra algum erro, isso pode afetar a confiança dos colaboradores no sistema ou impedir que ele seja utilizado em seu pleno potencial.
Um suporte adequado dos desenvolvedores proporciona uma implementação mais rápida e suave, livre de transtornos. Além disso, quando o desenvolvedor participa da introdução do sistema na empresa pode aprender mais sobre seus processos e, assim, desenvolver ou implementar soluções que o tornem ainda mais eficiente.
Outra vantagem do suporte de software é fornecer o treinamento necessário para que os gestores e colaboradores conheçam a fundo o potencial e as particularidades do ERP, o que permite que ela seja utilizado de um modo mais assertivo.
Melhorias e atualizações no sistema
Embora seja possível identificar formas de melhorar o sistema no momento de sua implementação, é preciso levar em conta que empresas competitivas estão sempre em busca de melhorias que tornem seus processos mais eficientes e aumentem sua produtividade.
Por isso, um suporte de software que garanta atualizações frequentes pode ser um importante aliado e contribuir para o crescimento constante do negócio como um todo.
Comodidade e praticidade na resolução de problemas
Softwares que oferecem suporte completo também se destacam na resolução de problemas. Como seus desenvolvedores têm total expertise sobre o sistema, podem resolver — ou mesmo identificar de antemão — possíveis problemas ou erros antes que eles causem prejuízo.
Embora softwares open source contem com muitos tópicos e sites dedicados a compartilhar soluções e implementações para seus sistemas, esse conhecimento fica disperso na internet e, algumas vezes, está disponível somente em outros idiomas.
Esse detalhe incômodo faz com que um colaborador — ou até mesmo uma equipe — precise vasculhar a rede em busca do método mais eficiente para a resolução do problema, algo que demanda um tempo que poderia ser utilizado em tarefas mais produtivas.
Atendimento personalizado
Outra vantagem do suporte técnico completo é que ele oferece um atendimento personalizado por meio das mais diversas formas de comunicação. Um bom atendimento pode ser útil não apenas para a resolução de dúvidas, mas pode ser utilizado para solicitar que um técnico compareça à empresa.
Com a tecnologia atual, em muitos casos, o técnico pode ter acesso ao software de forma remota e consertar erros sem a necessidade de se deslocar até a empresa, o que torna a resolução do problema muito mais prática.
Embora reduzir custos seja importante para empresas e instituições, a escolha de um software errado tende a sair mais caro do que investir em um sistema que realmente atenda às necessidades do seu negócio.
Ao levar isso em conta, ainda que sistemas open source, à primeira vista, sejam menos custosos, a ausência de funcionalidades como o suporte de software pode acarretar em prejuízos no futuro — de modo que optar por um ERP proprietário é uma opção mais rentável a longo prazo.
E aí, gostou do conteúdo do post? Quer conhecer as melhores opções de softwares e encontrar o que melhor se ajusta ao seu negócio? Então entre em contato conosco e se informe sobre as soluções mais indicadas para a sua empresa!