Com o isolamento social que foi imposto por causa da pandemia da covid-19, as lives ganharam grande destaque nas estratégias de marketing das mais variadas empresas e setores. Os conteúdos ao vivo se tornaram um importante canal de transmissão de conhecimento para o público-alvo, além de ampliar a percepção de valor da marca. Por isso, a live de contadores deve ser elaborada de forma que reforce o perfil de seu escritório como o principal assessor dos clientes. 

Mas neste momento estão acontecendo muitas lives, como posso me destacar? 

Listamos aqui 4 dicas fundamentais para mostrar que é possível sim oferecer um conteúdo de relevância para o seu público. 

  1. Definir o formato e tema

As lives são conteúdos em vídeo produzido ao vivo e transmitido pelas redes sociais ou mesmo outras plataformas específicas, como por exemplo: o Zoom e Webex. Os formatos podem ser muito variados, os principais são: palestras, debates e entrevistas. 

Definir qual desses formatos você quer transmitir é essencial para garantir o sucesso da sua live. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Palestra: nesse formato, uma ou mais pessoas apresentam um determinado tema por um tempo definido, podendo ou não abrir para perguntas do público após a fala.

Debate: dois ou mais participantes conversando sobre determinado tema, respondendo tópicos ou perguntas por um tempo determinado. Pode ter um espaço para perguntas do público, no final ou mesmo entre um tópico predefinido e outro.

Entrevista: nesse formato, uma pessoa pergunta e outra responde, também pode ter um espaço para perguntas do público.

A live deve ser amparada por um roteiro, o que garante a entrega de todas as informações desejadas para o seu público. Nesse roteiro é preciso conter dados que apresentem o tema, como datas importantes ou mudanças na legislação ou tributo. Se você optar pelo formato de entrevista ou debate, é essencial que no roteiro contenha as perguntas que serão feitas ao participantes e um possível direcionamento para a resposta. Para que a live não se torne cansativa, recomenda-se que a duração não ultrapasse uma hora. 

  1. Escolha a plataforma

A live pode ser transmitida pelo Facebook, Instagram, YouTube ou mesmo em mais de uma rede simultaneamente. 

No caso do Facebook, a opção de gravar um vídeo ao vivo está na aba de uma nova publicação. No Instagram você pode produzir sua live seguindo esses passos: 

  • Deslize a tela do aplicativo para a direita até o acesso à câmera do Stories;
  • Abaixo dela, à esquerda da opção normal, aparecerá um botão com a palavra Live (ou “ao vivo”);
  • Ao clicá-la, o Instagram fará o teste de conectividade com a internet;
  • Executada a verificação, será iniciada uma contagem regressiva para que o usuário esteja pronto para o início da live;
  • O Instagram possibilita 1 hora de transmissão. Caso precise de mais tempo, será necessário iniciar uma nova live;
  • Caso queira convidar alguém para sua live, basta que ela entre na transmissão e você a convide ou ela solicite a participar;
  • No final, clique em “terminar” e confirme para encerrar a transmissão.

Antes de iniciar a live, você pode selecionar a opção “salvar no rolo da câmera” nas configurações de story, assim, você tem a garantia de que o vídeo poderá ser acessado por inteiro após o encerramento. O material pode ser postado no IGTV – ferramenta criada para a publicação de vídeos mais longos – e servir para impulsionar o marketing digital do seu escritório. 

O YouTube, Zoom e Webex – as duas últimas ferramentas são pagas, mas estão abertas neste período de pandemia – reúnem especificações distintas para divulgação, transmissão e gravação do vídeo. O mais importante é pesquisar todas as diversas alternativas antes de definir qual delas se encaixa melhor para a sua live alcançar o seu público-alvo. 

  1. Divulgação

O próximo passo é a divulgação nas redes sociais do escritório com todas as informações sobre a live, como o tema, participantes, data, horário e plataforma. Invista em imagens que representem o assunto que foi escolhido e pense na possibilidade de patrocinar postagens para aumentar o seu engajamento. 

Com a divulgação, você pode convidar os internautas a enviarem dúvidas e comentários previamente para os participantes, facilitando o trabalho de produção do roteiro e também amplia o engajamento do público. Pelo menos uma semana antes da live acontecer deve ser feito o compartilhamento da divulgação. 

  1. Transmissão

No dia da live, é recomendado escolher um ambiente com fundo neutro, sem barulhos ou ecos e com boa qualidade de luz – evite janelas ao fundo). Mantenha sempre o contato visual e faça um enquadramento correto, olhando de um ângulo reto para a câmera. Além disso, sua internet deve ter uma velocidade de, no mínimo, 3MB de upload para transmissões simples e, para HD, 8MB de conexão estável.

Os internautas podem acessar a sua live a qualquer momento, então é importante retomar o tema do vídeo e, no caso de debate ou entrevista, o nome dos participantes, para que o público fique ambientado. 

Quando colocar essas dicas em prática as lives serão uma ótima alternativa para ampliar o relacionamento com seus clientes e ainda reforçar o posicionamento digital do seu escritório contábil.

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