Você já pensou em fazer a diferença na realidade dos seus clientes e da comunidade que o cerca? Quer impactar a sociedade sem ter que abrir mão dos lucros da empresa? Então você precisa conhecer a contabilidade social agora mesmo!

Leia este artigo e entenda o que é e como surgiu esse conceito, assim como a melhor forma de aplicá-lo no seu dia a dia.

O que é a contabilidade social?

Em meados do século XX, as empresas começaram a desenvolver uma consciência sobre o seu papel na sociedade como um todo, o que fez com que surgisse a necessidade de que os negócios assumissem sua responsabilidade social. Foi nesse contexto que surgiu o conceito de contabilidade social.

Ela é uma forma de exercer a atividade de contabilidade com um foco no bem-estar das pessoas e do planeta como um todo. Ou seja, em vez de se preocupar apenas com os resultados financeiros das empresas pelas quais você é responsável, você assume um compromisso de mensurar o impacto que o negócio causa na sociedade.

Para entender melhor, imagine que você começou a atender um supermercado da cidade na qual você mora. Na contabilidade financeira, as suas únicas responsabilidades seriam relacionadas aos resultados monetários da empresa e fornecimento de relatório e documentos contábeis para os seus clientes.

Porém, quando utiliza a contabilidade social na sua atuação, você passa a acompanhar não apenas a área financeira da empresa, mas também o seu impacto social e ambiental. Ou seja, você é capaz de mensurar os resultados do negócio em relação a esses aspectos e, com isso, propor ações que façam com que a empresa cumpra a sua responsabilidade social no dia a dia.

Qual o papel do contador social?

Como contador social, você assume algumas responsabilidades diferentes das de um contador financeiro. Você tem o papel de ajudar a empresa a mensurar o seu impacto na sociedade e meio ambiente ao redor e, a partir desses dados, propor planos de ação para melhorar esses resultados.

Além disso, você atua como um parceiro da empresa na criação de uma estratégia de responsabilidade social e auxilia na divulgação dos resultados do que está sendo realizado, contribuindo para a manutenção da transparência. Você também pode auxiliar a empresa a analisar as políticas para os colaboradores e parceiros da organização, ampliando o impacto positivo da organização.

Qual a importância da atuação do contador social?

Toda organização precisa assumir um papel social diante da sociedade. Dessa forma, investir na contabilidade social permite que você auxilie as empresas da sua comunidade a atuarem de forma mais consciente e gerarem benefícios e desenvolvimento para a sua região.

Ou seja, como contador você é capaz de ajudar a empresa a se desenvolver, gerar mais empregos e renda para a população e movimentar a economia local. E como contador social, você potencializa esses resultados, auxiliando na criação e execução de ações que potencializam o bem-estar da comunidade e do meio ambiente.

Tudo isso sem ter que abrir mão dos lucros! Como qualquer trabalhador, você precisa ser recompensado pelas atividades realizadas. Portanto, a contabilidade social não significa abrir mão do pagamento pelos serviços, mas sim oferecer atividades mais conscientes e alinhadas ao desenvolvimento sustentável do planeta.

Diante de tantos benefícios, o que você está esperando para investir na contabilidade social no seu escritório? Aproveite e leia também nosso próximo artigo para descobrir como demonstrar o valor dos seus serviços para os seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *