Quem trabalha com contabilidade sabe o quanto o sistema tributário é complexo em nosso país. Com a informatização na gestão das empresas, fica ainda mais evidente o quanto, muitas vezes, é necessário se manter organizado. Foi por causa desse cenário que surgiu a consultoria contábil.

Trata-se de um serviço prestado a empresas de diversos segmentos, no qual o profissional de contabilidade toma ciência do quadro geral da instituição. A partir da análise dessas informações, ele fornece uma orientação aos empreendedores sobre as melhores escolhas de regimes de tributação e possíveis créditos a serem recuperados com o governo.

Se você ainda não se sente seguro para oferecer esse tipo de serviço, leia abaixo as vantagens que ele pode trazer a quem o contrata. 

Auxílio na tributação

Como dissemos acima, a consultoria contábil fornece informações sobre o melhor regime tributário a ser adotado. Há empresas que trabalham sob o regime de lucro presumido, mas, após uma análise de perdas e ganhos, o consultor entende que seria melhor optar pelo lucro real.

Esse é apenas um exemplo, visto que, nem sempre identificar o sistema mais vantajoso para cada tipo de negócio é tão óbvio quanto parece. A maioria dos casos demanda estudos mais detalhados, que só podem ser feitos por quem realmente entende do assunto: o profissional contábil.

Redução de custos

Pagar por uma consultoria contábil também representa uma vantagem financeira à instituição. Isso porque, se compararmos o valor da assessoria com os custos e impostos para manter um funcionário, certamente a primeira opção será mais viável.

Isso sem contar que o consultor tem conhecimentos mais profundos na área e ainda poderá orientar sobre como reduzir custos em outras vertentes. Impostos pagos corretamente evitam multas por atraso ou recolhimentos desnecessários.

Aumento na produtividade

Muitas vezes, o departamento financeiro de uma empresa “perde” muito tempo tentando entender certas questões contábeis. O profissional especializado se mantém sempre atualizado sobre as tendências e mudanças na legislação, permitindo um  desenvolvimento maior do senso de análise e crítica.

Isso significa que ele tem um preparo técnico que possibilita encontrar melhores estratégias em menos tempo. Sendo assim, os profissionais contratados da empresa podem focar em outros serviços igualmente importantes para a instituição.

Ou seja, eles podem ficar com mais tempo livre para pensar em estratégias de precificação e crescimento dos negócios, enquanto a consultoria contábil cuida da parte mais burocrática, por exemplo. Assim, os colaboradores do setor se tornam mais produtivos em outras questões, que, provavelmente, seriam deixadas para “segundo plano”.

Parece um bom negócio, não é mesmo? E não pense que para oferecer esse tipo de serviço será necessário começar uma empresa do zero. Todos sabemos que o mercado da contabilidade anda bem concorrido hoje em dia. Sendo assim, se você limitar-se apenas à emissão de guias e folhas de pagamento, poderá perder oportunidades de otimizar seus ganhos. Então, por que não expandir os horizontes do seu escritório? Pense nisso!

Depois de ler este artigo, você está pensando em começar a oferecer consultoria contábil aos seus clientes? Se sim, sugerimos que leia também sobre as melhores estratégias de marketing para contadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *