A ciência contábil é excepcionalmente ampla. Profissionais desse ramo são capazes de tornar uma empresa referência no mercado. Entretanto, muitos contadores esquecem-se de tomar medidas que aumentem os lucros do seu próprio negócio, o que pode ser obtido com a contabilidade digital.

Conforme o mundo se moderniza, sociedades, escritórios e clínicas utilizam novas tecnologias para aumentar a produtividade, a eficiência e o controle de seus negócios.

Quer saber como programas beneficiam empresas e escritórios contábeis nesse aspecto? Acompanhe a leitura desta publicação e entenda o que é contabilidade digital, quais são os diferenciais criados e como o serviço é prestado!

O que é contabilidade digital?

Basicamente, contabilidade digital consiste em uma forma de realizar atividades contábeis por meio de ferramentas digitais, podendo ser programas de computador — softwares —, plataformas online, entre outros meios computadorizados.

A intenção aqui não é substituir as funções do contador, mas aumentar sua produtividade, minimizar gastos, melhorar a comunicação e automatizar tarefas burocráticas.

Faz-se importante distinguir esse conceito de escritório virtual, que é aquele que presta serviços somente por meio online. A contabilidade digital busca impulsionar a lucratividade de qualquer empreendimento do ramo contábil.

A informatização do ramo recebeu grande impulso com o surgimento do SPED, que é um sistema de escrituração digital criado pelo governo. Logo, a tecnologia será obrigatória a todas as empresas e trará padronização das informações, otimização das declarações de impostos e outros processos fiscais.

Quais são os seus diferenciais?

Muitas empresas contábeis ainda não se modernizaram. Com isto, além de maximizar seu faturamento, poderiam criar um diferencial competitivo, fazendo com que sua prestação de serviço destaque-se no mercado. A seguir, listamos alguns diferenciais garantidos pela tecnologia.

Maior integração com o cliente

Os clientes são o foco de qualquer negócio, afinal, eles são a principal fonte de receita. A relação com esses indivíduos será um elemento que definirá a sua lucratividade.

A contabilidade digital auxilia nessa tarefa, eliminando a necessidade de buscar documentos pessoalmente no estabelecimento do cliente. Apesar de ser possível receber por email, você pode ir além: integrar os sistemas para receber os dados necessários automaticamente.

Fazê-lo é simples e também economizará tempo e capital de seu cliente, deixando excepcionalmente satisfeito com a sua prestação de serviço.

Análise financeira em tempo real

Um bom software permitirá que todas as operações financeiras, que impactam nas receitas, nas despesas e no patrimônio, sejam enviadas imediatamente ao sistema, permitindo um monitoramento remoto e, consequentemente, um excelente controle das contas.

Segurança das informações

Os programas vêm com estruturas de segurança altamente sofisticadas, garantindo proteção contra criminosos virtuais — os hackers.

Além disso, importar dados para um servidor eliminará a possibilidade de perdas de documentos decorrentes do desgaste natural do papel ou incidentes, como incêndios, enchentes, entre outros infortúnios.

Automatização de tarefas burocráticas

A contabilidade é uma disciplina complexa, em que, normalmente, o profissional despende muito tempo executando atividades puramente burocráticas, como realização de cálculos, envio e organização dos documentos, etc.

Com a adoção do software contábil, essas tarefas serão realizadas automaticamente, permitindo que o contador se concentre no estudo mais frutuoso da ciência, como a contabilidade gerencial, que consiste na elaboração do planejamento tributário, entre outras atividades que impactam na tomada de decisões.

Melhor suporte aos clientes

Os meios de comunicação com os clientes serão multiplicados, o suporte deixará de ser somente por telefone ou email, e será possível prestar atendimento por videoconferência, troca de mensagens, podendo-se criar uma tarefa comentada, entre outros inúmeros meios.

O que devo observar antes de adotar a tecnologia?

É inegável que os diferenciais listados são benéficos à empresa, entretanto cuidado para não tornar a sua relação com o cliente superficial. A tecnologia deve ser usada com inteligência: lembre-se de que ela foi criada para melhorar a relação com o cliente, facilitar seu trabalho e potencializar seus lucros.

A modernização tornou-se fundamental para assegurar o desenvolvimento saudável de qualquer negócio. Implementar a contabilidade digital é a principal forma que as empresas e escritórios do ramo têm para fidelizar seus clientes e garantir sua crescente lucratividade!

Gostou deste artigo? Curta nossa página no Facebook e confira outras publicações!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *