Uma pequena sala comercial, livros, papéis e um contador dedicado: assim começaram as grandes firmas de contabilidade. Buscando oportunidades de negócio, esses profissionais fazem história ao inovar na prestação de serviços contábeis.

Convidamos você a conhecer alguns dos segredos dos maiores escritórios de contabilidade do mundo. Juntas, essas 5 empresas empregam mais de 800 mil funcionários e têm um faturamento anual de mais de 120 bilhões de dólares!

Os escritórios de contabilidade mais famosos do mundo

Deloitte

Deloitte Touche Tohmatsu é resultado do trabalho dos auditores contadores William Welch Deloitte, George A. Touche e Admiral Nobuzo Tohmatsu. Esses profissionais fundaram as empresas que um dia seriam consolidadas como uma única grande firma de contabilidade, que oferece serviços de auditoria, consultoria, assessoria financeira e gestão de riscos e tributos.

Essa história começou em 1845, quando William Deloitte abriu o seu primeiro escritório de contabilidade no centro financeiro londrino. Devido à expansão do setor de transporte ferroviário, Deloitte identificou uma grande oportunidade de crescimento e criou técnicas de auditoria exclusivas para esse segmento.

No fim daquele século, a empresa atuava notavelmente na América, onde inaugurou, na cidade de Nova Iorque, mais dois escritórios. Cem anos depois, a firma figurava na lista dos maiores escritórios de contabilidade do mundo.

PWC

Consolidada em 1998, a PricewaterhouseCoopers é resultado da fusão da Coopers & Lybrand com a Price Waterhouse. A história começou em 1849, quando Samuel Lowell Price fundou a Price Waterhouse em Londres. Na sua história recente, a empresa especializou-se na consultoria de negócios, além das tradicionais práticas de auditoria e consultoria tributária.

Ernst & Young

Formado em Direito, o escocês Arthur Young sempre demonstrou aptidão pelas finanças e pela gestão de investimentos. Mudou-se, em 1890, para os Estados Unidos para desenvolver sua carreira profissional como contador. Em 1906 abriu o escritório de contabilidade chamado Arthur Young & Company.

Nessa mesma época, o jovem norte-americano Alwin Ernst fundou, em 1903, em sociedade com seu irmão, uma pequena firma de contabilidade. Em 1920, inaugurou uma escola de funcionários, pois acreditava que o investimento em pessoal especializado era fundamental para a continuidade do crescimento da empresa.

Em 1989, a Ernst & Ernst fundiu-se com a Arthur Young & Company, criando a Ernst Young, empresa de atuação global com mais de 145 mil funcionários.

KPMG

Fundada em 1987, a história da KPMG é resultado dos esforços de quatro empreendedores contadores: Piet Klynveld (K), William Barclay Peat (P), James Marwick (M) e Reinhard Goerdeler (G).

Fundadas em países distintos, essas firmas tiveram uma longa história de crescimento durante todo o século XX. Com um legado histórico de especialidade nos segmentos bancário e de exportação em função da sua origem holandesa, a KPMG atualmente oferece uma ampla gama de serviços como auditoria, consultoria e gestão de riscos e impostos.

BDO

Com sede na Bélgica, a BDO é uma rede de firmas-membro atuante em mais de 120 países. Consolidada no ano de 1963, recentemente têm investido em parcerias com empresas de tecnologia como estratégia de crescimento e redução de custos. Oferece serviços de auditoria, consultoria, gestão de impostos e controladoria.

Três iniciativas de sucesso presente nos grandes escritórios

1. Missão clara e objetiva

Firmas de contabilidade bem-sucedidas trabalham com metas definidas em torno de missões claras e objetivas. Estabelecer uma missão empresarial tem a ver com a criação de uma visão organizacional voltada às necessidades dos clientes, o que contribui para um crescimento sólido e sustentável no longo prazo.

2. Investimento em inovação

Conhecer as tendências mais recentes do mercado quanto ao uso de tecnologias e metodologias de gestão também é determinante para elevar a qualidade dos serviços prestados. A maioria das empresas hoje em dia busca ferramentas eficazes tais como softwares e sistemas integrados para fazer o gerenciamento da carteira de clientes.

3. Equipe atualizada

Incentivar os funcionários a manterem-se atualizados faz toda a diferença para qualquer empresa. Uma equipe bem informada permite a realização de tarefas de forma mais ágil e eficiente. Redução de erros e aumento na produtividade são benefícios decorrentes de uma equipe comprometida e atualizada.

Pronto para implantar mudanças? Então curta a nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado sobre o gerenciamento de escritórios de contabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *