O objetivo principal de qualquer empresa é se tornar referência no que faz, aliás, os benefícios que estão atrelados em estar nessa posição são inúmeros, no mercado contábil não é diferente. Muitos escritórios querem se tornar referência, mas a concorrência está cada vez mais acirrada.
De um lado está a tecnologia das contabilidades online que pegaram para si boa parte do mercado, principalmente as pequenas empresas e pessoas físicas. E do outro lado estão as empresas contábeis que não souberam se adaptar à mudança tecnológica.
Se o seu objetivo é ter sucesso com sua empresa e não ter medo de perder clientes para uma solução online, confira o checklist que preparamos com tudo o que você precisa para se tornar uma referência nesse mercado.
1- Investir em atendimento humanizado
Todas as empresas deveriam investir em atendimento, no entanto, nem todas fazem isso, para uma empresa contábil, isso é fundamental. Mostre que você se preocupa com o seu cliente, que está disposto a ajudá-lo e tirar suas dúvidas. Um atendimento humanizado é o primeiro passo para ele perceber que sua empresa vale mais a pena do que um serviço online.
2- A importância do pós-venda
Isso é algo que muitas empresas deixam de lado, as que fazem, não realizam na maneira correta. O pós-venda consiste em continuar dando suporte ao cliente após ele ter adquirido seu produto ou serviço. Saber se ele está satisfeito, possui críticas, elogios ou sugestões de melhoria é uma forma de realizar o pós-venda. Significa saber que sua empresa se importa com o cliente e com o que ele acha do seu serviço e que você está disposto a receber um feedback.
3- Se especialize em um nicho
Um ponto que pode ajudar é a especialização em nicho. É difícil atender todos os tipos de clientes, cada um com suas diferentes especializações e serviços. Nesse caso, se tornar especialista em uma área do mercado pode garantir um bom retorno e até mais respeito dos clientes.
4- Escreva um blog
A criação de conteúdo relevante é uma estratégia extremamente eficaz e que você não deve abrir mão, para escrever um blog você precisa escrever um conteúdo útil e original, com frequência e periodicidade, formatação e SEO otimizados.
5- Presença nas redes sociais
Se você quer que as pessoas lembrem da sua empresa, você necessariamente precisa estar presente na internet. Ter um site é imprescindível, mas não é suficiente. Você precisa estar e ser ativo nas redes sociais para criar presença. Mas não basta apenas criar o perfil, é preciso ser ativo e alimentá-lo regularmente.
6- Seja rápido resolvendo os problemas dos clientes
Uma das reclamações mais comuns que os clientes possuem em relação a uma empresa prestadora de serviços é a demora para resolver problemas, a pior coisa é perder um cliente porque ele teve prejuízo por algum erro de sua empresa. Imprevistos sempre podem acontecer, por isso é normal que sua empresa não seja perfeitamente rápida, mas nem por isso você pode relaxar. Sempre comunique ao seu cliente se não for possível resolver o problema e também deixe claro que você está ali para auxiliar em outras questões.
7- Se modernize e auxilie seus clientes
Entenda que você não é somente um despachante que tem como função repassar impostos do governo para seus clientes. Se você quer se tornar referência é necessário realmente auxiliar o seu cliente acompanhando a empresa dele, entendendo o que ela faz, mostrando relatórios e ajudando na tomada de decisão.
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