O avanço da tecnologia vem exigindo medidas estratégicas para a adequação às novas exigências do mercado, o aperfeiçoamento dos serviços e o aumento da competitividade em todos os segmentos e, com a contabilidade, não é diferente. Nesse cenário, quem não se ajusta à contabilidade digital pode ficar para trás.

Trata-se de uma nova forma de atividades contábeis, que consiste no uso de ferramentas online com a finalidade de otimizar o trabalho do contador e aprimorar a prestação das obrigações impostas por lei e o atendimento aos clientes, aumentando a eficiência e a produtividade.

Quer saber como capacitar sua equipe para a contabilidade digital e obter várias das suas vantagens para o escritório? Então, continue sua leitura!

Entenda como funciona a mudança

Para se adaptar a esse procedimento e repassá-lo para o seu time, é necessário que você entenda realmente como ele funciona. É preciso se aprimorar nesse sentido e, assim, evitar ideias equivocadas sobre a fase de transformação.

Reflita sobre alguns pontos, como:

  • quais são as áreas mais impactadas pela contabilidade digital;
  • o que deve ser feito para acompanhar a evolução;
  • como as adequações necessárias vão influenciar nas operações do escritório de contabilidade etc.

Essas definições são necessárias para que você consiga identificar como o trabalho continuará sendo feito.

Saiba transmitir a mudança para a equipe

Entenda e faça um planejamento de como será feito o processo de transferência dos conhecimentos obtidos para sua equipe.

Isso é algo importante, afinal, a visão do empreendedor é muito diferente de como os funcionários veem as rotinas de uma empresa.

Faça alterações na parte física do escritório

Além da transferência de novos conhecimentos, implemente mudanças nas pequenas coisas, por exemplo, na parte física do escritório. Livre-se da aparência de um local antigo e realize adaptações que sejam alinhadas com a era atual.

As mesas, as cadeiras, o equipamento de trabalho, a decoração, entre outros, devem ser modernos. Isso ajudará o time a entender que as coisas evoluíram, influenciando no psicológico e fazendo com que os colaboradores se sintam mais engajados e motivados com o novo momento do escritório.

Não adianta nada falar sobre reestruturação tecnológica se a empresa continua exercendo suas atividades de maneira atrasada. Essa evolução deve ser contínua e iniciada dentro do negócio.

Leve a equipe a eventos

É fundamental que a equipe participe de eventos que proporcionem maior aprendizado e prática em relação a essas mudanças, já que, quando uma pessoa de fora do escritório traz novas informações, causa maior curiosidade e interesse pelos colaboradores, por se tratar de uma pessoa fora do convívio deles, sendo muito útil nesse ponto.

Contudo, nem sempre é possível levar todo o time para participar desses eventos, então, quando isso ocorrer, separe as informações mais relevantes e repasse-as por meio de reuniões, palestras e outros. Dessa forma, os profissionais conseguem entender o que é aplicável no desempenho de suas funções, sendo essencial para o engajamento com a contabilidade digital.

Compreenda as vantagens da contabilidade digital

A contabilidade digital veio para trazer diversos benefícios à aplicação da contabilidade. Conheça os principais:

  • aumento da produtividade devido à otimização do tempo para realizar as atividades;
  • melhora do atendimento, tendo em vista a possibilidade de fornecimento de diferentes canais de contato com os clientes;
  • aumento da eficiência por um custo menor;
  • aprimoramento e qualidade dos serviços prestados;
  • crescimento, pelo fato de conseguir atender mais pessoas;
  • melhora na organização e gestão do tempo;
  • obtenção de diferenciais competitivos;
  • ampliação da atuação do mercado, em razão da maior oferta de serviços.

Agora que você conheceu algumas dicas para motivar sua equipe com o processo de contabilidade digital, não espere mais para colocá-las em prática. Contar com os colaboradores é essencial, afinal, eles serão seus maiores aliados nesse novo desafio que vai fazer com que o escritório se torne destaque no mercado.

Gostou deste conteúdo? Continue sua visita ao nosso blog, leia o texto “Contabilidade na nuvem: quais são os benefícios?” e fique por dentro do assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *