Controladoria, consultoria, auditoria, perícia, contabilidade fiscal e tributária… essas são algumas das áreas de atuação dos profissionais de contabilidade. Para qualquer uma delas é necessário que o profissional tenha o seu registro em um dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).

Já o profissional que deseja atuar especificamente com a auditoria independente precisa também de um segundo tipo de registro. Se você ainda não sabe o que significa a sigla CNAI mas deseja ser um auditor independente, então esse artigo é para você! Boa leitura!

Quem é o auditor independente?

Auditor independente é o profissional que efetua uma série de procedimentos técnicos com o objetivo de emitir um parecer sobre as demonstrações financeiras das empresas, observando as normas legais e os princípios fundamentais da contabilidade.

Esse setor tem evoluído constantemente em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. O avanço dos últimos anos permitiu maior segurança e transparência nas relações entre empresas, investidores, governo e sociedade.

Essa evolução trouxe notoriedade para a auditoria independente, excluindo-a de um grupo de profissões que podem desaparecer nos próximos anos.

O que significa CNAI?

Para entrar no mercado de auditoria independente, além do registro de classe o profissional precisa estar inscrito no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI).

Estabelecido pela Resolução CFC nº. 1.495/15,o cadastro permite ao Sistema CFC/CRCs conhecer a distribuição geográfica de seus profissionais, como atuam no mercado e o nível de responsabilidade de cada um.

Esses dados são necessários para que os CRCs possam fiscalizar o exercício profissional de forma eficaz.

Como obter o registro?

Os profissionais com registro regular na categoria de Contador podem se inscrever no CNAI após aprovação no Exame de Qualificação Técnica, realizado pelo CFC e apoiado pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).

O exame, regulado pela Resolução CFC nº 1.018/05, acontece duas vezes ao ano e não é permitido para aqueles profissionais habilitados na categoria de Técnico Contábil. A prova exige uma série de matérias, tais como:

  • língua portuguesa aplicada;
  • legislação e ética profissional;
  • princípios fundamentais de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade;
  • legislação societária;
  • legislação e normas de organismos controladores do mercado; e
  • auditoria contábil.

Se obtiverem um bom desempenho no exame, os profissionais recebem a Certidão de Registro no CNAI.

Como fazer a manutenção do CNAI?

Uma vez aprovado e inscrito no CNAI, o contador fica obrigado a comprovar o cumprimento dos requisitos pertinentes à educação continuada, a preservar o seu registro regular perante o CRC e a manter atualizados os seus dados cadastrais.

O Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) exige, anualmente, um número mínimo de horas de atividades educacionais para o profissional se manter atualizado.

Essas atividades vão desde a participação ou docência em cursos certificados, seminários e outros eventos da mesma natureza, até a produção intelectual na área contábil por meio de publicação de artigos, livros, estudos ou trabalhos de pesquisa em congressos nacionais ou internacionais.

​A atuação em Comissões Técnicas de organismos da profissão contábil no Brasil ou no exterior e a orientação em comissões de defesa de monografias, dissertações ou teses também conta pontos para o PEPC.

Qual a importância da regulamentação profissional?

A auditoria independente é um setor com regulamentos rígidos em todo o mundo. Isso é muito importante para garantir qualidade e segurança às informações financeiras. 

Sem normas regulamentadoras, seria um trabalho ainda mais árduo manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais dos auditores independentes.

A classe contábil é fundamental para a elevação do comportamento social, moral e ético nas empresas. Com essas informações, você está um passo à frente no entendimento das normas que regem o exercício da profissão e pode zelar ainda mais pela qualidade de seus serviços. 

Se gostou do artigo ou caso ainda reste alguma dúvida sobre o que significa CNAI, não hesite em deixar aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *