Ser um contador autônomo é uma ótima alternativa para diversos profissionais contábeis, como os recém-formados ou aqueles que buscam por oportunidades no mercado de uma forma mais flexível, com maior autonomia no trabalho, sem subordinações diretas, entre outros.
Contudo, antes de ter a certeza de que essa é a melhor opção, é importante considerar diversos fatores no que diz respeito a essa maneira de atuar e prestar serviços no segmento e suas vantagens para a carreira profissional.
Pensando nisso, elaboramos este texto para mostrar os principais benefícios em se tornar um contador autônomo. Continue sua leitura!
1. Ausência de hierarquia
Um contador autônomo não recebe delegações de um chefe. Isso não quer dizer que ter um chefe é ruim, mas é certo que não ter corresponde a dispor de mais autonomia para administrar a própria carreira, o que é desejado por muitos profissionais. No entanto, é preciso ser disciplinado para cumprir com todos os compromissos assumidos.
2. Escolha de quais serão os seus clientes
Um contador que exerce suas atividades de forma autônoma pode escolher seus clientes e recusar certos tipos de trabalho. Dessa forma, ele consegue ter controle a respeito do perfil de cliente para o qual presta serviço, sobre a qualidade do seu trabalho e procedimentos dos negócios.
3. Definição da jornada de trabalho
Quando o profissional atua de maneira autônoma, não tem vínculo empregatício com nenhum tipo de empresa. Isso significa que ele não é subordinando e nem está submetido a se dedicar durante um número estabelecido de horas diárias às tarefas que precisa desenvolver.
Dessa forma, o próprio contador tem liberdade para estipular os dias e horas que vai usar para realizar os serviços contratados por seus clientes. Além disso, tem flexibilidade na escolha de qual será o local onde vai trabalhar, o que é um grande atrativo para diversos contadores.
4. Possibilidade de contar com um substituto
Outro benefício de ser um contador autônomo é pode contar com a ajuda de um substituto caso ocorra algum imprevisto, desde que seja um profissional igualmente qualificado para realizar a atividade enquanto estiver impossibilitado.
5. Desobrigação na emissão de nota fiscal
Não é exigido que um profissional contábil autônomo emita nota fiscal ou tenha um CNPJ para receber seus pagamentos — mesmo que diversas empresas prefiram contratar apenas os prestadores de serviços que oferecem essas particularidades.
Existe a alternativa de trabalhar por meio do Recibo de Pagamento para Autônomo (RPA). Nesse caso, sobre a quantia a ser recebida incidem os descontos relativos aos impostos IRRF e INSS, bem como o ISS, um tributo municipal cujas regras de recolhimento são definidas por cada município.
6. Prestação de consultorias especializadas
Outra vantagem de trabalhar como autônomo é a viabilidade de atuar como consultor em empresas. No entanto, para isso, é muito importante ter experiência e domínio em certos assuntos.
Agora que você já sabe as vantagens de se tornar um contador autônomo, é possível perceber que se trata de uma excelente oportunidade para quem busca por novas oportunidades e desafios no mercado de trabalho e, principalmente, para o profissional que deseja maior flexibilidade na sua área de atuação.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite sua visita para ler o texto “Planejamento estratégico contábil 2019: o que saber antes de traçar?” e conheça melhor o assunto!