Os avanços da tecnologia no âmbito empresarial trazem como conceito a otimização e a automatização dos processos. Portanto, é preciso entender a importância do uso de softwares e ferramentas que auxiliam na gestão contábil da empresa e, especialmente, saber o que é cloud computing.

Conhecida como computação em nuvem, trata-se da entrega da computação como um serviço, e não como produto, onde mecanismos compartilhados, software e dados são fornecidos, possibilitando o acesso por meio de qualquer notebook ou computador conectado à internet.

Com o armazenamento dessa forma, as informações poderão ser acessadas a qualquer hora e lugar, já que a tecnologia possibilita executar ações diretamente em servidores remotos. Quer conhecer as vantagens desse recurso? Então, continue sua leitura!

Segurança nas informações

A segurança dos dados é uma das grandes preocupações dos contadores, já que se trata de informações confidenciais. Para garantir um armazenamento eficiente, é necessário fazer backups por meio de vários dispositivos, como: HDs externos, pen drives, entre outros, gastando muito tempo do profissional.

Quando você sabe o que é cloud computing, essa preocupação se torna menor, pois a ferramenta consegue proteger esses dados de ataques de hackers e vírus e mantém backups em mais de um servidor, gerando mais segurança e confiabilidade para o escritório e seus clientes.

Diminuição dos custos

A computação em nuvem provoca a redução de gastos devido à dispensa de investimento em hardwares de alta capacidade de processamento, utilizados para suportar a quantidade de informações na medida em que o escritório começa a crescer.

A estrutura será mantida pela empresa contratada para armazenar os dados. Assim, não existe limitação para o desenvolvimento, sendo possível investir o valor economizado em investimentos para o negócio.

Isso acontece porque a fornecedora do serviço mantém a tecnologia para ratear gastos pelos vários clientes que a utilizam, transformando-se em uma alternativa mais barata para todos os usuários.

Aumento da mobilidade e acessibilidade

Todos os dados armazenados e compartilhados em nuvem ficam disponíveis o tempo todo e podem ser acessados a qualquer hora e lugar, precisando somente de um computador conectado à internet.

O profissional que antes precisava ficar dentro do escritório, agora consegue trabalhar de forma eficiente fora dele. Entre os principais benefícios está a viabilidade de ir para reuniões sem levar diversos arquivos, correndo o risco de perdê-los.

Facilidade de manutenção

As ferramentas tecnológicas precisam de atualizações frequentes. Dentro desse contexto, as soluções em nuvem estão se tornando cada vez mais confiáveis quando falamos de atualização e proteção de dados ou privacidade.

Assim, conseguem reduzir despesas adicionais quando o sistema de rede falha ou se danifica, pois quando um problema surge, as informações podem ser tranquilamente encaminhadas para outro equipamento, sem suspender as atividades.

Aumento da produtividade

Por meio da cloud computing é possível automatizar os processos e aumentar a produtividade. Como a responsabilidade do processo, suporte e manutenção ficam por conta da fornecedora especializada, sobra um tempo maior para preocupar-se com as demais tarefas do escritório.

Desse modo, toda a equipe poderá focar em pontos estratégicos dentro do negócio, na busca por melhores resultados.

Agora que você já sabe o que é cloud computing, é importante ter em mente que investir em soluções capazes de potencializar o desenvolvimento do negócio é necessário, por isso, tenha atenção ao contratar a empresa adequada para aplicar essa tecnologia e ter a garantia de um serviço moderno, seguro e de qualidade.

Quer aproveitar as vantagens dessa solução? Então, entre em contato com a gente, conheça nossos serviços e veja como podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *