Um contador precisa se atualizar diariamente para conseguir cumprir com as obrigações acessórias, pagar os impostos corretamente e fornecer orientações adequadas para os seus clientes.
Mas como fazer isso diante de tantas mudanças tecnológicas e na legislação? É preciso estar atento constantemente, acompanhar os noticiários, participar de eventos e muito mais.
Continue a leitura e confira as cinco dicas para o contador se atualizar!
1. Participe de cursos
Mesmo com uma rotina agitada, é preciso encontrar tempo para investir em estudo. Caso contrário, o profissional fica para trás.
Para isso, procure encontrar a alternativa que melhor se encaixe no seu perfil. Por exemplo: pode-se investir em cursos a distância, especializações, mestrado, doutorado ou cursos rápidos de Excel.
A escolha vai depender das necessidades de cada profissional, do tempo disponível e das condições financeiras. O importante é não parar de estudar!
2. Invista no aprendizado de línguas estrangeiras
Atualmente, o inglês é mandatório para os profissionais que querem alcançar cargos mais altos dentro das empresas. A língua é importante também para os gestores de escritórios contábeis que pretendem expandir os negócios.
Por isso, sempre que possível, invista no estudo de inglês e outras línguas. Isso facilita a leitura e a compreensão de artigos, o entendimento sobre a aplicação da legislação em outros países e até mesmo a negociação com um cliente estrangeiro.
3. Acompanhe as mudanças na legislação
Um contador deve procurar as novidades na legislação diariamente. Para isso, é indicado criar como hábito a leitura de jornais.
Afinal, uma simples mudança de um artigo na lei pode melhorar a situação para a empresa em que trabalha ou modificar todo o contexto.
Ou seja, é imprescindível acompanhar as alterações nas legislações societárias, fiscais, previdenciárias e nos benefícios concedidos para as empresas.
Por exemplo: recentemente o governo federal determinou o fim da desoneração da contribuição do INSS para mais de 50 setores econômicos.
Antes, era permitido pagar entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta. Agora, as empresas voltarão a contribuir com cerca de 20% sobre a folha de pagamento. Ou seja, é preciso estar preparado!
4. Mantenha contatos
Participe de congressos, feiras e reuniões oferecidas pelos Conselhos Regionais de Contabilidade e empresas do setor. Dessa maneira, você poderá manter contato com outros profissionais e gestores, mostrar sua capacitação profissional e encontrar novas oportunidades no mercado.
No mundo atual, o networking é fundamental! Então, também mantenha atualizado o seu perfil em ferramentas profissionais como o Linkedin. Elas podem ser uma ótima porta de entrada para novas oportunidades.
5. Utilize a tecnologia a seu favor
Otimize o tempo ao usar ferramentas tecnológicas que contribuam para automatizar os processos. Assim, é possível aproveitar melhor o tempo para planejar ações, ler a legislação e atender bem os clientes.
Utilize a tecnologia a seu favor e adote softwares contábeis para cumprir com as obrigações acessórias. Eles garantem mais produtividade no escritório contábil e ajudam a evitar erros simples.
Como você viu, há diversas maneiras de se manter atualizado: estudar, acompanhar a legislação, manter contatos e usar a tecnologia a seu favor.
Gostou destas dicas para um contador se atualizar? Quais delas você já aplica hoje? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência, assim você pode ajudar outras pessoas!