Ser dono do próprio escritório é o foco de muitos profissionais da área contábil, principalmente depois de já possuir uma cartela de clientes fixos, com a qual possa manter-se competitivo no mercado.

E, assim como em diversas áreas, empreender é a tendência! Todo bom contador começa sua carreira com o básico, lançando notas fiscais e adquirindo gosto pelo seu trabalho, aproveitando a oportunidade de aprender para, então, crescer na área. É perceptível a evolução na área ao decorrer do tempo!

Chegado o momento, então, do contador perceber que necessita deixar de agir apenas como contador e iniciar sua visão de empreendedor no seu mercado de trabalho. Aproveitando dos recursos disponíveis, como seu próprio conhecimento, contatos e tecnologia, para investir no seu desenvolvimento e escritório próprio!

DESAFIOS

Alguns desafios, mais pessoais que de mercado, fazem com o que contador organize seu posicionamento profissional para iniciar seu próprio negócio:

  • Surpreender! Fazer mais que o esperado, pois mostrar trabalho é o que nos leva para onde queremos;
  • O mercado valoriza resultados! Apenas esforços não são suficientes para estabelecer-se;
  • Estratégia de sucesso é necessária para mostrar o que sabe fazer;
  • Deixar de ser contador e assumir o perfil empreendedor, focado em marketing e apresentação;
  • Você trabalha para o seu cliente! Desligue-se da ideia de trabalhar para o governo, pois as obrigações são parte do processo para proporcionar o que seu cliente precisa;
  • Valorize-se!

Primeiramente, assuma a posição agressiva no mercado, tenha planejamento estratégico, pois facilmente pode ser engolido pela rotina, perdendo suas prioridades.

O contador precisa ser portador de boas notícias e saber dar as más notícias, conhecer o negócio do seu cliente para um bom planejamento tributário, pois quanto mais informação, mais poder em mãos. Vá atrás da informação e mostre que faz parte do planejamento estratégico, afinal não existe uma fórmula mágica, é necessário sentar, conversar e entender para encontrar oportunidades.

E lembre-se, tudo requer investimento e aperfeiçoamento! Os escritórios de contabilidade que não investem, param no tempo, tornando-se meros informadores de informações ao fisco e entregadores de serviços. Quem opta em atender clientes e gerar atendimento de qualidade dentro dos prazos, não conseguirá sem uma estrutura adequada, bom quadro de funcionários preparados, e investimento pesado.

O QUE É ESSENCIAL?

Credibilidade! Sem isso, todo o investimento não servirá de nada! O trabalho do contador é baseado em ciclo operacional que precisa garantir segurança para o cliente, do contrário, se ele não sentir-se seguro, não há credibilidade e nem êxito no serviço realizado.

Precisa-se ter em mente que contabilidade não é um negócio rotativo, trata-se de uma relação de confiança entre cliente e seu contador!

5 DICAS PARA EMPREENDER NA CONTABILIDADE

 

Assuma a posição de empreendedor!

 

Já falamos e repetimos: é essencial! O reforço se deve por ser comum que empreendedores contábeis iniciantes deixem de focar em planejamento, gestão e liderança, executando mais funções de contabilidade do que dono do seu próprio negócio.

Seja um líder e dedique seu tempo em estratégias, ofertas de valor e qualidade!

Saia da sua zona de conforto!

 

 

Um bom empreendedor precisa correr riscos e assumir questões que estão fora da sua zona de conforto. 

Para profissionais que sempre estudaram e trabalharam com planejamento financeiro, iniciar o próprio negócio pode ser aprender a lidar com incertezas e mudanças rápidas, porém é preciso encarar isso como oportunidade! De crescimento e competitividade no mercado.

Desenvolva e prepare novas competências!

 

 

É o momento de você ir além do conhecimento contábil e desenvolver novas competências gerenciais e áreas de um negócio, como:

  • Marketing;
  • Gestão de tempo e negócios;
  • Liderança;
  • Habilidades de negociação;
  • Estratégias;
  • Comunicação!

 

Tenha valor diferenciado!

 

 

Não se limite a entregar apenas os resultados esperados, agregue com valor e soluções, pois dependendo do setor do seu cliente, você pode proporcionar crescimento para a empresa, assim diferenciando-se dentre outros escritórios no mercado!

A base do seu sucesso no mercado está em seus diferenciais.

Use a tecnologia!

 

 

Uma boa base tecnológica pode facilitar e otimizar o seu trabalho!

Todos os dados, informações e pendências dos seus clientes podem ser centralizados em ferramentas digitais, como as desenvolvidas pela RTA Sistemas, que permitem que você possa escalar serviços essenciais e ter maior controle de tempo dedicado, facilitando o gerenciamento da sua empresa e proporcionando um serviço mais eficaz e organizado!

Ao acessar https://rtalmeida.com.br você pode conhecer uma forma de trabalhar com mais tranquilidade, possibilitando focar na gestão do seu negócio, tornando-se realmente um empreendedor diferenciado e competitivo no mercado!

Aproveite para conhecer nossas ferramentas e encontrar tudo que precisa para suas necessidades e ainda testar por 15 dias gratuitamente!

Fica muito mais fácil gerenciar seu próprio escritório com o direcionamento certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *