Muitas notas para lançar, balanços para fechar e prazos para cumprir. Os dias parecem cada vez mais curtos diante de tantas obrigações. Assim é a sua rotina de trabalho? Talvez seja preciso aumentar a organização e definir metas para ter mais agilidade nos processos. Por isso, preparamos 5 dicas de produtividade para contribuir com as atividades do seu cotidiano.

Quer saber mais? Confira!

1. Organize a rotina de tarefas

O primeiro passo para ser mais produtivo no dia a dia é organizar as tarefas. Para isso, pode-se contar com agendas físicas ou on-line. Se uma agenda não for o suficiente, outra possibilidade é investir em um sistema de tarefas.

O importante é definir as demandas de trabalho um dia antes ou no início do expediente. Com essa organização, também é possível identificar mais facilmente a necessidade de repassar alguma atribuição para outro colega. Assim, todos conseguem se preparar para atender às exigências do dia.

2. Defina um deadline

Além de definir os trabalhos do dia, é imprescindível estabelecer um deadline para cada atividade. Pode-se atribuir um horário para isso ou período do dia como manhã ou tarde.

Porém, é preciso ser honesto consigo mesmo. É necessário estabelecer um prazo justo de conclusão. Por exemplo, ao perceber que uma tarefa leva um tempo médio de 1 hora para ser executada, o correto é definir esse período para conclusão e entrega.

Não adianta estabelecer um prazo de 2 horas para ter um tempo maior para desenvolver a tarefa e a certeza de que a finalizará, pois isso só irá fazer com que procrastine e perca prazos.

3. Comece pelas atividades mais urgentes

Quanto mais difícil uma tarefa, maior a vontade de procrastiná-la, certo? O correto é iniciar justamente pelas demandas mais urgentes ou mais difíceis de serem executadas.

Dessa maneira, inicia-se a atividade quando o cérebro está mais disposto e com mais chances de encontrar as melhores soluções. Além disso, ao finalizar uma tarefa urgente ou difícil, se ganha mais motivação para seguir com as outras.

4. Respire e peça ajuda

Está muito difícil de concluir um trabalho? Respire! Faça uma pausa. Tire uns minutinhos para ir ao banheiro, tomar um café ou fazer um lanche. Esse momento dará uma tranquilidade maior para seguir com a atividade.

Porém, caso perceba que realmente não consegue finalizá-la sozinho, é só procurar ajuda de um colega de trabalho. Muitas vezes, uma pessoa que não está com o foco em determinada atividade terá uma visão diferenciada sobre o problema, orientando para uma melhor solução.

5. Automatize processos

Deixe para fazer manualmente apenas o necessário e procure por ferramentas que podem automatizar os processos. Há inúmeros sistemas no mercado que ajudam a dar mais agilidade no dia a dia, aumentando a eficiência e diminuindo até mesmo os erros. Além disso, eles também permitem que o profissional tenha mais tempo para pensar e planejar ações.

É possível perceber que, com organização e boa vontade, fica mais fácil de melhorar a produtividade e diminuir as horas extras desnecessárias. Gostou dessas 5 dicas de produtividade e quer saber mais? Baixe nosso e-book agora mesmo e confira mais informações que irão ajudar no seu dia a dia!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *