O papel do contador não se resume a garantir que as obrigações fiscais e financeiras dos clientes estejam em dia. O trabalho completo do profissional envolve a realização do diagnóstico contábil para garantir um bom planejamento estratégico do empreendimento e para aumentar a eficiência de uma empresa. 

O que é um diagnóstico contábil?

O diagnóstico é o processo de identificar como está a saúde contábil e financeira de uma empresa. A contabilidade consultiva é realizada por meio de uma análise completa e profunda dos dados financeiros e contábeis. 

Com essas informações em mãos, é possível auxiliar o cliente, apontando-lhe problemas e possíveis soluções que podem garantir o sucesso da empresa. 

Qual a importância do diagnóstico contábil?

Esse processo auxilia o contador na hora de identificar possíveis erros e também trilhar caminhos para o cliente. Com o diagnóstico em mãos, é possível acessar as informações relevantes que permitem à empresa a sua reestruturação ou a elevação dos seus ganhos. 

Por que seu cliente precisa deste serviço?

A ferramenta é importante para levantar dados precisos e ser a base de decisões certeiras e garantir o sucesso do negócio. 

Com resultados e dados concretos, levantados a partir de um estudo minucioso da situação financeira e contábil do negócio, é possível adotar práticas que são condizentes com o momento em que passa a empresa. 

Com um bom diagnóstico, é possível manter sua empresa competitiva e buscar melhores caminhos para reduzir gastos e garantir o sucesso do empreendimento.

O que é necessário para realizar o diagnóstico contábil? Veja nossas dicas.

O primeiro passo para realizar o diagnóstico é reunir informações. Conversar com o cliente para adquirir o maior número de informações possíveis para o negócio. 

Algumas informações importantes referem-se aos dados do mercado de atuação, como funciona a empresa, o perfil dos fundadores e os problemas enfrentados.

Posteriormente, o contador consultivo deve levantar hipóteses que indiquem quais as origens dos problemas enfrentados.

O segundo passo é analisar resultados e averiguar qual o significado dos dados levantados. Além de visualizar melhor a solução dos problemas, uma análise detalhada permitirá que os processos passem por melhorias. 

O terceiro passo é elaborar o diagnóstico que irá sintetizar os problemas que foram identificados. Assim, reunir os dados coletados e as análises quantitativas dos resultados é fundamental para elaborar novas possibilidades para a empresa. 

Com os dados levantados, é possível identificar e apresentar a real situação financeira da empresa. Se o problema estiver relacionado com a lucratividade, por exemplo, é importante apresentar dados que corroborem para essa questão.

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