O papel do contador não se resume a garantir que as obrigações fiscais e financeiras dos clientes estejam em dia. O trabalho completo do profissional envolve a realização do diagnóstico contábil para garantir um bom planejamento estratégico do empreendimento e para aumentar a eficiência de uma empresa.
O que é um diagnóstico contábil?
O diagnóstico é o processo de identificar como está a saúde contábil e financeira de uma empresa. A contabilidade consultiva é realizada por meio de uma análise completa e profunda dos dados financeiros e contábeis.
Com essas informações em mãos, é possível auxiliar o cliente, apontando-lhe problemas e possíveis soluções que podem garantir o sucesso da empresa.
Qual a importância do diagnóstico contábil?
Esse processo auxilia o contador na hora de identificar possíveis erros e também trilhar caminhos para o cliente. Com o diagnóstico em mãos, é possível acessar as informações relevantes que permitem à empresa a sua reestruturação ou a elevação dos seus ganhos.
Por que seu cliente precisa deste serviço?
A ferramenta é importante para levantar dados precisos e ser a base de decisões certeiras e garantir o sucesso do negócio.
Com resultados e dados concretos, levantados a partir de um estudo minucioso da situação financeira e contábil do negócio, é possível adotar práticas que são condizentes com o momento em que passa a empresa.
Com um bom diagnóstico, é possível manter sua empresa competitiva e buscar melhores caminhos para reduzir gastos e garantir o sucesso do empreendimento.
O que é necessário para realizar o diagnóstico contábil? Veja nossas dicas.
O primeiro passo para realizar o diagnóstico é reunir informações. Conversar com o cliente para adquirir o maior número de informações possíveis para o negócio.
Algumas informações importantes referem-se aos dados do mercado de atuação, como funciona a empresa, o perfil dos fundadores e os problemas enfrentados.
Posteriormente, o contador consultivo deve levantar hipóteses que indiquem quais as origens dos problemas enfrentados.
O segundo passo é analisar resultados e averiguar qual o significado dos dados levantados. Além de visualizar melhor a solução dos problemas, uma análise detalhada permitirá que os processos passem por melhorias.
O terceiro passo é elaborar o diagnóstico que irá sintetizar os problemas que foram identificados. Assim, reunir os dados coletados e as análises quantitativas dos resultados é fundamental para elaborar novas possibilidades para a empresa.
Com os dados levantados, é possível identificar e apresentar a real situação financeira da empresa. Se o problema estiver relacionado com a lucratividade, por exemplo, é importante apresentar dados que corroborem para essa questão.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!