Assim como em outros setores, a tecnologia tem sido um grande catalisador para os serviços contábeis. A era digital, que se firmou pouco antes de 2016, trouxe uma série de inovações e transformações para as empresas, incluindo a aplicação da inteligência artificial na contabilidade. Para os contadores, alguns serviços ganharam destaque.

É importante saber quais soluções podem ser oferecidas em conjunto com a tecnologia para seus clientes. Afinal, isso permitirá expandir o leque de consumidores, trazer soluções ágeis para o mercado e ainda aproveitar todo o potencial de rentabilidade que a transformação digital oferece.

Quer saber quais são os principais serviços contábeis lucrativos nesse sentido? Então, continue lendo!

  1. Consultoria Financeira Empresarial
    O ano de 2020 foi considerado o ano do empreendedorismo. Com tantas novas empresas entrando no mercado, é fácil imaginar que a necessidade de profissionais contábeis para organizar as finanças também aumentou. Diante disso, os empreendedores começaram a procurar consultorias financeiras empresariais.

Graças às facilidades proporcionadas pela era digital, como ferramentas integradas e até mesmo a possibilidade de ter seu escritório com você a qualquer momento (na nuvem), oferecer essa solução se tornou mais simples.

Além disso, as facilidades que os programas de contato virtual trouxeram, como Skype ou Zoom, são inestimáveis. Eles permitiram que as reuniões acontecessem em qualquer parte do Brasil, inclusive em grupos.

No que diz respeito às consultorias financeiras, isso significa que, hoje, é possível atender empresas em busca de orientação, independentemente da localização. Consequentemente, os contadores podem expandir sua atuação. Eles conseguem aconselhar mais empresas e levar seus serviços a locais antes impedidos pelas barreiras geográficas.

  1. Planejamento Tributário
    O sistema tributário (especialmente após a reforma tributária) do país impõe algumas dificuldades a qualquer empresário. E quem melhor para ajudar a superá-las do que o contador? Nesse momento, as inovações também desempenham um papel importante.

Afinal, elas permitem que o profissional escolha um regime verdadeiramente adequado às necessidades do cliente, evitando que ele pague mais impostos ao fazer escolhas equivocadas.

Tudo isso facilitando a rotina de trabalho do próprio contador. Ele passa a automatizar os processos, acessar atualizações de obrigações legais com facilidade e organizar seus cronogramas. Consequentemente, consegue melhorar a produtividade, oferecer um atendimento personalizado a cada consumidor e reter sua carteira de clientes.

  1. Planejamento Estratégico Empresarial
    Ajudar as organizações a tomar as melhores decisões para seus negócios por meio de documentos e dados contábeis é uma tarefa que exige dedicação e tempo. Em geral, grandes volumes de arquivos estão envolvidos no processo, bem como algumas burocracias. No entanto, com a tecnologia como aliada, a realização desses serviços contábeis se tornou mais prática. Isso porque o uso de softwares para a troca de informações permite o acesso aos dados necessários em minutos.

Além disso, a segurança também se tornou um tema de grande destaque nos últimos anos. Ao usar as ferramentas certas, como firewalls e criptografia, nenhum dos lados envolvidos na solução precisam se preocupar com vazamentos de documentos confidenciais ou acesso de terceiros não autorizado.

Por fim, o fator virtual também apoia a oferta de serviços contábeis de planejamento estratégico para empresas. Afinal, permite que os clientes possam tirar dúvidas e serem orientados sem a necessidade de aguardar as reuniões presenciais, por exemplo.

  1. Business Valuation
    O mercado financeiro é um grande exemplo de setor que foi amplamente digitalizado. Se antes os pregões ocorriam ao vivo, hoje eles são acessados por qualquer investidor pela internet. Esse movimento, ao longo dos anos, culminou em IPOs (Ofertas Públicas Iniciais ou abertura de capital) também facilitados pela tecnologia.

No entanto, o que não mudou é o fato de que as empresas ainda precisam comprovar sua solidez e liquidez antes do IPO. Nessa hora, o contador se mostra essencial para o sucesso da operação. Esse é mais um momento em que a segurança digital, a troca simples de informações pela internet e a possibilidade de ter um escritório na nuvem ajudam.

Com essas facilidades, o profissional pode orientar as empresas e executar as operações necessárias para que a abertura de capital seja um sucesso. Por fim, a conformidade e a contabilidade digital permitem que o contador continue a acompanhar os processos financeiros. Assim, ele é capaz de apoiar, até mesmo, a tomada de decisão daqueles que o contratam.

  1. Controle Patrimonial
    O controle do patrimônio dos clientes costumava contar com algumas barreiras físicas. Elas incluíam grandes volumes de documentação, armazenamento desses arquivos e a necessidade de usar armários e até mesmo cadeados para garantir que ninguém os acessasse. Hoje, porém, isso não é mais relevante.

Os softwares de armazenamento de dados permitem que os contadores organizem cada cliente por pastas. Dentro delas, está contida toda a documentação referente ao seu patrimônio. Ela, por sua vez, pode ser gerida de qualquer lugar e apoia a geração de relatórios que otimizam a entrega de resultados.

Outra facilidade que ajuda nesse sentido é o Planejamento de Recursos Empresariais (ERP). Conforme o nome indica, ele auxilia no planejamento dos recursos de uma organização, trazendo agilidade aos processos contábeis. Com isso, os clientes ficam satisfeitos e o trabalho do gestor é maximizado.

  1. Abertura e fechamento de empresa
    Exceto pelo MEI, que costuma ser simplificado, abrir e fechar empresas é uma tarefa que exige o cumprimento de diversas burocracias. Mais uma vez, a tecnologia ajuda a facilitar esse processo. Ela amplia o acesso ao conhecimento e leva o contador para espaços em que, talvez, ele não pudesse estar fisicamente. Sendo assim, ele pode orientar seus clientes.

No caso do fechamento de empresas, é importante salientar que o processo incorreto tende a culminar em execuções fiscais aos titulares. Já em termos de abertura, o Brasil é conhecido por ser um dos países mais burocráticos. Portanto, ao oferecer o serviço virtualmente, tendo seu escritório consigo em qualquer lugar e mantendo a organização das rotinas de trabalho, o contador tem a chance de conquistar excelentes resultados.

Como você pode ver, os serviços contábeis se tornaram ainda mais lucrativos na era digital. Para aproveitá-los, invista nas ferramentas certas – conheça o software contábil da RTA Sistemas e potencialize seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *