Como é a sua rotina de empresário ou empresária? É muito corrida e agitada? E como está a organização contábil e fiscal da sua empresa? Com a correria do cotidiano, a contabilidade pode acabar ficando de lado na sua lista de prioridades, mas saiba que independente do porte do seu empreendimento, manter a contabilidade em dia é fundamental para o seu crescimento e sucesso.

Durante a organização do planejamento das ações da empresa, é preciso levar em consideração que a contabilidade é um procedimento obrigatório e, além disso, o uso correto dessas informações permite que os gestores possam ter uma visão mais ampla do negócio e assim analisar as estatísticas para tomar decisões e fazer investimentos, por exemplo.

Mas quais são os benefícios em manter a contabilidade em dia?

1. Controle financeiro

Estar em dia com a documentação contábil, proporciona um controle sobre todas as entradas e saídas de capital da sua empresa, o que permite prever se o dinheiro em caixa será suficiente para determinadas despesas, por exemplo.

Também é possível preparar-se para despesas futuras, como 13º salário, e até planejar investimentos.

2. Obtenção de linhas de crédito facilitada

É comum que as empresas recorram à financiamentos, independente do motivo. Para isso, as instituições financeiras solicitam uma série de documentos que possam comprovar o pagamento do empréstimo pela companhia.

Se a empresa não mantém a contabilidade em dia, fica extremamente complicado comprovar a sua suficiência financeira e com isso, o banco pode não aprovar o crédito ou pode até aprovar, mas com as taxas de juros muito altas.

3. Sua empresa fica dentro das exigências fiscais

A contabilidade financeira é um procedimento obrigatório para todas as empresas, conforme o Artigo 1.020 do Novo Código Civil. Manter essa documentação em dia, ainda proporciona a legalidade da sua empresa.

4. Acompanhamento da empresa em tempo real

Manter a contabilidade em dia fica muito mais fácil com a utilização de softwares de gestão contábil. Além disso, é possível acompanhar os relatórios em tempo real, sem precisar esperar até o final do mês para saber como está a situação financeira da empresa.

Outro ponto importante é que os gestores podem ter acesso online das entradas e saídas de capital, a partir de qualquer lugar, aumentando a agilidade e diminuindo os trabalhos manuais. Isso permite que os gestores dediquem mais tempo para analisar e interpretar os dados estatísticos da empresa.

5. Criação de uma cultura de resultados

Muitas empresas tentam aplicar ações de políticas de qualidade e engajamento da companhia, mas não cumprem com pequenos deveres, como o de registrar os pagamentos e movimentações financeiras.

Quando todos os setores da empresa estão em ordem, os funcionários tendem a ser mais organizados também, gerando um ambiente mais estruturado. Desse modo, a cultura de resultados será apenas uma consequência do bom trabalho desenvolvido.

A contabilidade da sua empresa está em dia? Se a resposta for não, considere adotar as melhores soluções para regularizar sua companhia dentro das exigências legais estabelecidas. Lembre-se: quem ganha com isso, é a sua própria empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *