É muito comum que muitos empresários estejam sempre se questionando sobre como melhorar o seu negócio. Uma das principais falhas de alguns deles é não elaborar planos estratégicos para entender precisamente o que é preciso ser feito e, assim, aplicar mudanças positivas no dia a dia.

Como identificar quais as metas, estratégias e objetivos a serem alcançados, além das possíveis melhorias a serem conquistadas?

Quando essas dúvidas surgem, o ideal é que o contador realize uma avaliação mais aprofundada sobre o cenário financeiro e contábil da empresa, coletando dados e informações relevantes, pode ser um divisor de águas nas estratégias do cliente.

Confira neste post o que é a importância do diagnóstico contábil!

O que é diagnóstico contábil?

Este procedimento refere-se ao trabalho de coletar, analisar e conhecer diversos aspectos de uma empresa, incluindo suas especificidades, perfil de atuação, necessidades, objetivos, expectativas, entre outros.

O objetivo principal deste processo é realizar o levantamento de dados qualitativos, avaliando informações patrimoniais, econômicas e financeiras, que possam auxiliar na hora de buscar melhorias e soluções para possíveis problemas. 

Com um diagnóstico preciso, você pode antecipar problemas, crises e imprevistos e assim, minimizar ou até mesmo evitar danos, além de otimizar o orçamento da sua empresa!

Qual a importância do diagnóstico contábil?

Funcionando como uma ferramenta de transformação, o diagnóstico contábil pode ajudar empreendedores de diversos segmentos a ter um embasamento concreto para ter mais facilidade e acertos na hora de tomar decisões estratégicas. 

Dentre as vantagens, tem-se:

  • Análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades;
  • Verificação das entradas e saídas financeiras, do faturamento e das despesas;
  • Visão mais específica e aprofundada para aprimorar a gestão;
  • Definição do ponto de equilíbrio da empresa;
  • Entendimento do que precisa ser priorizado;
  • Melhorias no relacionamento com os clientes;
  • Entrega de soluções para diminuir custos e se desenvolver no mercado;
  • Escolha de indicadores estratégicos para obter mais acertos nos planejamentos.

O que é preciso levar em consideração na hora de realizar seu diagnóstico contábil? Confira a seguir!

Converse com o cliente para compreender as necessidades de forma mais aprofundada e manter um bom relacionamento.

Melhorar o relacionamento com os clientes e, assim, se destacar mais no mercado, é fundamental para aumentar a qualidade dos seus serviços e as possibilidades de captar e fidelizar mais clientes, algumas dicas práticas são: 

  • Ter uma comunicação transparente, eficaz e empática;
  • Mostrar espaço para ouvir sugestões e outras perspectivas;
  • Estar presente em diversos canais de comunicação;
  • Apresentar análises detalhadas e embasadas com dados e métricas;

Ter vontade de aprender constantemente;

  • Demonstrar os problemas e as fraquezas;
  • Oferecer um atendimento personalizado;
  • Buscar as soluções ideais para o caso de cada cliente.

Alie a tecnologia para facilitar o seu dia a dia.

Atualmente há diversas ferramentas tecnológicas para gerar mais praticidade aos serviços de contadores, impulsionando a produtividade e aumentando a eficácia nas atividades. 

Dessa forma, é mais simples evitar erros, encontrar as melhores soluções e, ainda, entrar em contato com os clientes de forma mais frequente. 

A RTA Sistemas pode ser o plano perfeito para você ter mais agilidade na hora de crescer o seu escritório!

Defina períodos de contato estabelecendo um cronograma para conversar com o cliente de forma semanal, quinzenal ou mensal.

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