O ERP, Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa. A partir das informações levantadas pelo software, é possível fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade.
Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. A partir da centralização das informações em uma plataforma única, o fluxo de dados corporativos se torna mais fluido e é compartilhado com facilidade.
Essas soluções podem eliminar a duplicidade de informações. Com isso, a solução se mantém como uma base íntegra e única. O resultado contribui para uma tomada de decisão acertada, a partir do acesso a insights valiosos.
Assim, o sistema otimiza a visibilidade de todas as operações comerciais, como o gerenciamento de inventário, contabilidade, controle de pedidos, recursos humanos, cadeia de suprimentos, ciclo de vida do produto, relacionamento com o cliente etc.
O uso do sistema ERP pode proporcionar:
- Unificação de dados
Os dados são o âmago do conceito de ERP. Seu compartilhamento em silos funcionais, como atendimento ao cliente, vendas, marketing e desenvolvimento de negócios, otimiza a colaboração e toda a empresa.
O outro lado do acesso a grandes quantidades de dados tem a prerrogativa de controlar quem pode visualizar e editar as informações que o sistema tem controle para proteger a segurança. A fusão entre as informações de diferentes sistemas, causa conflitos entre as fontes. A centralização auxilia no aumento da precisão, consistência e confiabilidade dos dados da sua empresa.
- Redução de custos
O sistema ERP é extremamente útil, pois com ele sua empresa reduz custos e se torna mais eficiente. Contar com um sistema integrado pode diminuir consideravelmente as despesas relacionadas a TI, reduzindo as necessidades de investimento em equipes de suporte, infraestrutura e licenciamento de softwares.
Os recursos destinados ao treinamento de usuários finais também são poupados, pois os seus colaboradores somente precisam aprender a lidar com um sistema, em vez de interagir com inúmeras aplicações específicas. Utilizar um sistema ERP facilita a integração de diferentes sistemas em um todo unificado.
- Maior eficiência
Assim como reduz os custos e treinamento de funcionários, um sistema de ERP pode diminuir o tempo e o esforço exigidos pelas equipes profissionais na realização de suas atividades diárias. Se implementado corretamente é capaz de eliminar ou limitar processos manuais e repetitivos, liberando os colaboradores para se dedicarem às ações relevantes e que afetam as suas receitas.
- Aprimoramento na tomada de decisões
As tomadas de decisões dentro do ambiente organizacional precisam ser realizadas com eficiência. Caso contrário, pode-se complicar a situação atual da organização por causa das falhas de avaliação.
Assim as decisões necessitam ser realizadas com embasamento de dados, relatórios e análises. Isso se torna mais fácil com um sistema ERP, pois ele oferece as informações necessárias em tempo real, com precisão e pouco tempo de processamento. Assim é possível tomar decisões que vão colaborar positivamente para o negócio, gerando um crescimento sustentável.
Utilizar um sistema ERP colabora para adotar e executar as melhores práticas do seu segmento, gerando maior confiabilidade a todas as ações do seu negócio.