Provavelmente você já deve ter reparado que na área contábil é mais fácil fidelizar clientes do que conquistar novos. Isso acontece porque, para que um contador seja contratado, é preciso ter confiança tanto na pessoa quanto no trabalho.
Talvez, em uma olhada rápida, você perceba que os atuais clientes de sua empresa já estão com você há vários anos e que grande parte chegou a seu encontro por indicação. Além disso, a fidelidade dos clientes é muito importante para a saúde do negócio.
Pensando nesses detalhes, nós criamos um passo a passo para que você aprenda a fidelizar clientes:
1° passo: organize a rotina administrativa
Para que haja uma relação salutar com os clientes, é preciso que o serviço prestado seja de boa qualidade. Na área contábil, essa propriedade está ligada diretamente à rotina administrativa.
Quando uma rotina não é bem estruturada, ela acarreta em prejuízos para a empresa. Por exemplo: pagar multas por não cumprir os prazos ou até mesmo fechamento de uma empresa por causa de sonegação ou erros contábeis.
Isso são equívocos que não podem ocorrer. Erros assim impactam muito negativamente na empresa e no serviço oferecido por ela. Por isso, é importante organizar a rotina administrativa a fim de prevenir tais equívocos.
2° passo: cumpra os prazos
Com a rotina administrativa bem estruturada, é preciso colocar a mão na massa. A base de funcionamento de um escritório contábil consiste no atendimento às partes fiscais e ao cumprimento de prazos.
Isso significa que além de cuidar da própria rotina administrativa para não se atrasar, quem trabalha nessa área ainda precisa orientar os clientes. É preciso garantir que a clientela entregue todos os documentos em dia a fim de cumprir os prazos estabelecidos pelo Fisco.
Se mesmo após a constante cobrança, os clientes insistirem em entregar os documentos atrasados ou pela metade, é possível auxiliá-los. Você pode, por exemplo, elaborar um calendário de prazos indicando os documentos para cada data marcada.
3° passo: invista no atendimento
Quando toda a parte técnica estiver pronta, é necessário começar a considerar investir em atendimento. O serviço de qualidade é só uma parte da fidelização de clientes, a outra é a forma como tratá-los.
Não se pode dizer que o serviço oferecido pelo escritório contábil é um diferencial, uma vez que é possível a concorrência oferecer exatamente o mesmo serviço. Por esse motivo, o atendimento ao cliente é uma forte arma na hora de garantir destaque para sua empresa.
Faça com que o atendimento seja eficiente e ágil e ambos serão beneficiados. Com tal medida, o cliente evita perder muito tempo se comunicando com a empresa e a empresa se torna mais produtiva, tendo acesso às necessidades da clientela.
E, por fim, lembre-se: cada cliente é único e precisa de soluções diferenciadas. Não estabeleça um padrão de respostas para cada tipo de problema. Em vez disso, escute as reclamações da clientela e resolva os problemas, um a um, a fim de oferecer o melhor serviço e atendimento possível.
Isso era o que tínhamos para falar com você sobre como fidelizar clientes. Gostou do assunto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe aqui seu comentário!