Para o profissional contábil que pretende ter sucesso e crescer no mercado, é interessante aplicar as técnicas de NPS na contabilidade.

Tomando essa atitude, existe a possibilidade de compreender plenamente o nível satisfação de clientes com os serviços prestados, descobrir como fidelizá-los e preparar estratégias para atingir novos contatos profissionais.

Portanto, não é um exagero dizer que essa ferramenta tem o potencial de otimizar o crescimento de um escritório contábil, desde que utilizada da maneira correta.

Gostaria de compreender melhor como essa metodologia funciona? Continue lendo e entenda como funciona o NPS na contabilidade e descubra como ele pode lhe ajudar a alcançar o sucesso!

O que é NPS?

Desenvolvido no ano de 2003, pela Universidade de Harvard, o Net Promoter Score, ou NPS como é mais conhecido, foi criado como um método para avaliar o nível de contentamento de clientes sobre um determinado serviço ou atendimento.

O sistema consiste em pedir ao cliente que, em uma escala que vai do 0 ao 10, classifique a possibilidade de indicar a empresa para seus amigos.

Portanto, é fácil presumir que, quanto mais alta a nota, maior sua satisfação. Do mesmo modo, caso ele classifique a empresa com um número baixo, sinaliza que algo o desagradou.

De acordo com a nota do cliente, seu nível de contentamento pode ser dividido em três grupos distintos:

  • nota de 0 até 6: clientes insatisfeitos;
  • nota de 7 até 8: clientes neutros;
  • nota de 9 até 10: clientes satisfeitos.

Como implementá-lo?

Para implementar o Net Promoter Score é necessário realizar a pesquisa com clientes e verificar seu nível de satisfação. O cálculo consiste em avaliar o resultado e encontrar os valores percentuais de clientes satisfeitos e insatisfeitos. Depois, basta subtrair o número de clientes insatisfeitos do número de satisfeitos.

Portanto, a fórmula pode ser escrita da seguinte maneira:

NPS = Valor percentual de clientes satisfeitos – Valor percentual de clientes insatisfeitos

Vejamos um exemplo para compreender melhor sua aplicação:

Um escritório de contabilidade elaborou uma pesquisa de satisfação e conseguiu respostas de 100 clientes. Os dados apurados demonstraram que 70 deram notas entre 8 e 10 para o escritório, os demais o classificaram com notas entre 0 e 6.

Portanto, 70% dos clientes estão satisfeitos, enquanto 30% deles não estão.

NPS = 70% – 30%

NPS = 40%

Por fim, os resultados obtidos com o cálculo devem ser convertidos em pontos e lançados em um sistema que vai do +100 ao -100. Isso com o objetivo de identificar o nível de satisfação dos clientes, de acordo com o NPS, e encaixá-lo em uma das 4 classificações existentes:

  • área de excelência: de 75 a 100 pontos;
  • área de qualidade: de 50 a 74 pontos;
  • área de aperfeiçoamento: de 0 a 49 pontos;
  • área crítica: de -100 a -1 ponto.

Se o resultado estiver localizado na área critica, medidas urgentes devem ser tomadas para reverter a situação.

Agora, caso ele esteja na área de qualidade, isso significa que a estratégia aplicada tem tido sucesso e deve ser continuada e otimizada até alcançar a área de excelência.

Quais suas vantagens?

Depois de aplicar técnicas de NPS na contabilidade e verificar o grau de contentamento de seus clientes, o contator tem a possibilidade de traçar estratégias e tomar decisões, com o objetivo de melhorar seus resultados em serviços e atendimento.

Portanto, entre as principais vantagens da metodologia, podemos citar melhorias nos processos de qualificação de serviços e planejamento estratégico, o que aumenta a competitividade do escritório contábil.

Uma vez que clientes são fundamentais para o funcionamento de um escritório contábil, elaborar estratégias para atraí-los e fidelizá-los é uma necessidade de extrema importância. Nesse contexto, o NPS se apresenta como uma ferramenta útil, que deve ser utilizada de forma efetiva.

Agora que você sabe como aplicar o NPS na contabilidade, que tal continuar se informando sobre as melhores técnicas para otimizar seus resultados? Leia este artigo e descubra a importância da contabilidade estratégica para seu escritório!

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