O Método da Cumbuca é sugerido por Vicente Falconi em seus livros sobre Gestão e é extremamente útil para os processos em um Escritório de Contabilidade.

É uma forma extremamente interessante de treinar equipes e disseminar conhecimento, aproveitando para integrar os membros que pertencem a um setor ou mesmo todos os colaboradores de uma empresa. Acompanhe abaixo os 6 passos para utilização desse método.

Gerenciamento da Rotina

“Ao trabalhar como consultor de gestão em várias organizações, percebi com frequência que muitas dificuldades no processo de melhorias eram causadas por falta de estudo. Julgo que não gostamos muito de ler.

Para eliminar essa dificuldade, sugiro que seja utilizado o estudo em grupo, que estamos chamando de método da cumbuca. Proceda da seguinte maneira:

  1. Forme um grupo de no máximo 6 pessoas (mínimo de 4).
  2. Faça um encontro por semana de 2 horas, no mesmo dia da semana e no mesmo horário (por exemplo: quarta-feira, às 16h).
  3. A sala deve dispor de meios para projetar figuras e quadros pertencentes ao livro ou artigo a ser estudado. Deve também conter uma cumbuca com papéis nos quais é escrito o nome de cada participante.
  4. Todos os membros do grupo estudam um capítulo toda semana. Um dos membros do grupo é sorteado na hora do encontro para apresentar o capítulo da semana aos outros. Como todos estudaram para apresentar, a discussão geralmente é muito boa.
  5. Caso o apresentador não tenha estudado, a reunião é desfeita. Não se deve sortear ou indicar outro nem mesmo aceitar voluntários para apresentar. O mérito é baseado no compromisso de todos.
  6. Após o sorteio o nome retorna à cumbuca. Uma pessoa que apresentar um capítulo numa semana poderá ser sorteado na próxima semana.

Este método é um sucesso. Não gostamos muito de ler, mas gostamos de trabalhar em grupo.”

– O autor, Vicente Falconi.

Vamos colocar em prática?

Sistema de Livro Caixa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *