São tantas MPs, recomendações e legislações surgindo, praticamente toda semana, que um mercado instável se criou, colocando o empresário em um cerco de dúvidas e receios sobre tomadas de decisões dentro de sua empresa. 

Ok, mas o que isso significa para o mercado contábil?

Pois, com a dificuldade de alguns comércios manterem-se abertos, o home office e negócios fechados, significa um aumento de demandas para os profissionais contábeis, isso porque a necessidade de orientações e estratégias cresceu durante a pandemia, trazendo insegurança para alguns e novas oportunidades para outros.

A pandemia criou um cenário em que o contador pode mostrar seu lado consultivo, que analisa novas formas de gestão e passou a compreender melhor como auxiliar com o seu conhecimento empresarial, indo além do fisco. Principalmente, porque o empresário está mais atento e mais cuidadoso com seu negócio, pois sentiu a necessidade de controle e organização interna.

O novo espaço para o contador

Em meio a tantas incertezas, redução de salários, renegociações de contratos, demissões, contratações (sim, elas também estão acontecendo), novos negócios, mais empreendedores nascendo, entre outros diversos casos, o profissional contábil tem a capacidade e a formação necessária para orientar seus clientes para que sofram menos impactos gerados pela crise e para que possam desenvolver novas formas de comandar suas empresas. Afinal, quem melhor para gerar uma crise dentro de uma empresa que o profissional que estuda fatos contábeis e pode gerar informações valiosas, não é mesmo?!

O momento é sensível, pede por novas ações e planos de contingência, além de enquadrar-se com as mudanças de legislações, ter um planejamento tributário e, até mesmo, fazer bom uso das medidas que o governo vem apresentando para auxiliar pequenas empresas; tudo isso gera ansiedade ao empresário, o que cabe ao profissional contábil conter e auxiliar.

Considerando que a situação é novidade para todos, afinal não temos precedentes de algo como o que vivemos neste momento, o contador-consultor pode ser visto como a famosa “luz no fim do túnel”, que trará soluções e opções de organização.

Porém, é importante salientar que o contador não pode agir sozinho, ele depende que o empresário forneça a base necessária para trabalhar, além de ser importante que a empresa seja bem estruturada, pois independente de crise ou não, toda empresa que pretende manter-se ativa no mercado, precisa de uma base de segurança, além de estar de acordo perante leis tributárias.

Cenário de desafios

As adequações urgentes que foram necessárias, como suspensão de atendimentos e novos modelos de trabalho, criaram clientes em potencial para os contadores, clientes esses que ficaram perdidos em meio a tantas informações, mudanças de prazos, possibilidade de parcelamentos com documentações fiscais. Como por exemplo:

  • A própria Receita Federal suspendeu o funcionamento de agências físicas, ampliando as orientações oferecidas em seu canal virtual;
  • A validade de certidões negativas de débito já emitidas foram prorrogadas;
  • O Ministério da Economia autorizou providências de suspensão de cobranças de tributos, além de facilitar a renegociação de dívidas;
  • Alguns estados adiaram datas-limites e novas opções de parcelamento para pagamento de formalidades com as Fazendas.

É função mínima do contador informar as possibilidades da empresa diante dessas mudanças, de forma eficaz e ágil! O desafio de voltar a normalidade depende de diversos fatores externos, mas sem dúvidas que, uma boa gestão e planos de ação internos podem salvar diversas empresas de fecharem as portas.

O cenário é desafiador, porém explanou a importância da área contábil para os negócios, proporcionando mais que um trabalho fiscal e burocrático, mas sim o de responsável por organização, gestão e estratégias.

Dica Importante!

Para você que está buscando as melhores maneiras de atender seus clientes neste momento, convidamos a conhecer nossas ferramentas contábeis! A RTA Sistemas pode ajudar a otimizar todo o seu trabalho e facilitar o desenvolvimento dos atendimentos que está realizando neste momento!

Nós podemos te ajudar e você pode aproveitar nosso teste gratis para conhecer mais das ferramentas e comprovar o quanto elas auxiliam com as demandas de serviços contábeis!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe RTA Sistemas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *