Que a tecnologia se tornou uma grande aliada de empresas e seus processos, já não é novidade! Mas escritórios contábeis e seus usuários têm tirado grande proveito das vantagens da automação e informatização dos dados. Como é o caso da contabilidade na nuvem: uma nova tendência que tem facilitado a vida dos contadores!

A tecnologia é a grande parceira de contadores e escritórios contábeis. Se você está em dúvida sobre adotar um software para gerir todos os dados e informações da sua empresa de contabilidade, saiba que está no lugar certo. Continue a leitura e conheça os benefícios da computação em nuvem. Vamos lá?!

Baixo custo de infraestrutura

Escritórios de contabilidade têm um grande fluxo de documentos para gerenciar diariamente. Com isso, é necessário investir em um servidor que possa comportar a demanda. No entanto, isso pode implicar em diversos incidentes, tais como furtos, queima de equipamentos, extravios de dados, entre outros.

Além disso, existe um alto custo de manutenção e atualização do equipamento, que vai demandar de profissionais especializados. Outro ponto importante quando se trata do uso de um servidor é o espaço de armazenamento. Ele pode contar com uma memória limitada, que ficará ociosa e isso significa dinheiro jogado fora.

Com a contabilidade na nuvem, o investimento é bem menor e a segurança fica garantida, já que são utilizados links que asseguram a disponibilidade das informações em um ambiente digital.

Para implementação de um software que gere as informações da contabilidade na nuvem, a responsabilidade passa a ser do fornecedor, que além de manter a infraestrutura funcionando adequadamente, deverá fornecer pessoal treinado e qualificado. Isso significa que o escritório só paga por aquilo que usa.

Ou seja, se em um momento de maior demanda o escritório precisar de maior espaço de armazenamento ou da liberação de mais acessos ao sistema, será cobrado um valor adicional.

Melhoria da produtividade

Imagine o tempo que um funcionário perde ao digitar documentos, dados e manter toda a gestão dos clientes manualmente. Com um sistema em nuvem é possível realizar toda a manutenção financeira e importar os documentos digitalizados diretamente para o sistema contábil.

Assim, elimina-se toda a papelada do dia a dia que acabavam implicando em perda de tempo e possíveis atrasos nas entregas de declarações e relatórios.

Com a troca rápida de informações e dados, os funcionários economizam tempo, que pode ser utilizado em outras atividades de maior importância, melhorando, assim, a gestão do escritório.

Fácil manutenção

O armazenamento em nuvem é um serviço que utiliza o ambiente virtual para inserir documentos, manter informações e dados e concentrar tudo em um único lugar.

Nesse tipo de solução, o próprio computador é utilizado como servidor. No entanto, os dados não estão salvos nessas máquinas, mas sim mantidos em nuvem, não ocupando qualquer espaço de armazenamento.

A nuvem mantém os documentos e os dados disponíveis a vários indivíduos e em vários locais ao mesmo tempo, isso significa:

  • que todos os arquivos e dados ficam em um ambiente seguro, ou seja, em um servidor protegido;
  • é possível ter acesso aos arquivos e documentos de onde estiver, e mais de uma pessoa pode ter acesso ao mesmo tempo;
  • não é necessário perder tempo entre arquivos e pastas, já que os arquivos estão em nuvem e disponíveis de onde o usuário permitido para o acesso esteja.

Com a facilidade da contabilidade na nuvem, assim que algum problema ou falha for encontrado, a manutenção ocorre de forma mais ágil e rápida, evitando problemas e preservando os dados dos clientes.

É importante destacar que a solução de uma contabilidade na nuvem deve ser atrelada a conexão com a internet. Isso porque as informações ficam disponíveis em um ambiente online e necessitam de acesso para que os benefícios possam ser usufruídos. 

O uso da tecnologia em nuvem tem ajudado escritórios e contadores a organizar e acessar as informações importantes de maneira rápida e fácil, fazendo com que os usuários tenham mais tempo para focar em outras ações mais estratégicas do negócio.

Agora que você já está por dentro de como a contabilidade na nuvem pode ajudar seu escritório contábil, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *