Grandes empresários se destacam pela capacidade de gerar excelentes resultados. As técnicas utilizadas por eles, muitas vezes, não são segredo. Algumas delas são embasadas nas informações que o contador disponibiliza para eles, o que é o caso da contabilidade por centro de custo.

Essa forma de contabilizar significa alocar os custos conforme os departamentos ou atividades específicas. Por exemplo: em uma empresa que gasta com postais, a contabilidade tradicional alocaria esse custo em uma conta de despesas, sem saber qual setor envia um maior número de cartas. Contudo, em uma contabilidade por centro de custo, é possível verificar exatamente quanto cada um gasta com essa despesa.

Quer saber mais sobre contabilidade por centro de custo? Continue a leitura e conheça 4 vantagens que ela pode proporcionar!

1. Facilita a avaliação

Uma das maiores dificuldades dentro das empresas é de como identificar os setores que gastam mais do que lucram ou que, simplesmente, alcançam seu ponto de equilíbrio e não ultrapassam esse indicador.

Com os gastos e despesas contabilizados setorialmente, utilizando os centros de custos respectivos de cada atividade, é possível avaliar de forma rápida todas as informações do setor. Consegue-se, assim, projetar estratégias específicas para esses departamentos.

2. Auxilia a redução de custos

Com os custos identificados, é possível reduzir consideravelmente os gastos. Com os lançamentos contabilizados dessa forma, é possível avaliar item por item. Consequentemente, pode-se analisar como cada um está interferindo no orçamento da empresa.

Após esta análise, os gestores conseguem avaliar seus principais fornecedores, bem como as demais despesas, tudo com o intuito de reduzir cada vez mais seus custos.

3. Divide as responsabilidades

As empresas são formadas por diferentes setores. Com uma contabilidade efetuada de forma geral, muitas vezes, alguns departamentos são sobrecarregados pela responsabilidade de gerar lucro.

No entanto, quando a contabilidade é efetuada separadamente, utilizando os centros de custos, é possível dividir essas responsabilidades. Dessa forma, o processo de gestão é embasado em informações sólidas sobre o que ocorre na empresa.

Sendo assim, há possibilidade de criar estratégias condizentes com a demanda de cada departamento. Uma boa dica é realizar o planejamento financeiro com o auxílio dos coordenadores de cada setor, pois eles poderão avaliar juntamente ao gestor a real necessidade orçamentária.

4. Disponibiliza relatórios

A contabilidade transforma todos os dados em informações. Por esse motivo, ela deixou de ser apenas um fator tributário e passou a contribuir progressivamente na gerência das organizações, tornando-se um importante suporte para a tomada de decisão.

A contabilidade por centro de custo fornece informações ainda mais específicas para os gestores. No entanto, para ser um processo ágil e eficaz, é fundamental contar com um suporte técnico alinhado com as necessidades do seu escritório contábil.

Afinal, seus clientes estão sedentos por informações que lhes ajudem a aumentar seus resultados. Com um software contábil, é possível analisar contas e emitir relatórios, ou seja, inúmeras formas de auxiliar seus clientes na avaliação dos custos.

Agora que você conhece as diversas vantagens da contabilidade por centro de custo, entre em contato conosco! Temos o suporte necessário para potencializar seu escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *