Sabemos que o avanço tecnológico traz mudanças constantes nas diversas formas de relação, trabalho, aprendizado e principalmente no indivíduo. Muitas vezes é difícil acompanhar essas transições e tendências em nossa sociedade.

No mercado de trabalho muito se fala em profissões que acabarão e outras que surgirão. Em meio a todo esse processo, a área de contabilidade e o profissional contador estão chamando atenção por estarem desafiando-se e modernizando-se cada vez mais para atender as necessidades organizacionais e legais do dia a dia.

Como saber se estou dentro do perfil desse novo profissional?

O novo contador está apto a colaborar em diversos momentos da estruturação de um negócio, desde a contabilidade em si, demandas fiscais, fluxos de caixa financeiros, folhas de pagamento, entre outras atividades que compõem um sistema otimizado, com interface didática de fácil navegação. A RTA Sistemas é um exemplo que facilita seu trabalho com essas ferramentas.

Atualmente este profissional também faz papel de consultor especialista, braço direito da gestão empresarial, afinal, é multidisciplinar, proativo e que possui conhecimento sócio-político-econômico para colaborar com as diretrizes dos clientes. Veja a seguir alguns diferenciais que este novo profissional precisa ter para se destacar no mercado.

Relacionamento H2H (Human to Human)
Esse recente conceito de se comunicar, “humano para humano” (tradução livre), complementa o B2B e o B2C, dando ênfase à relação interpessoal, em que deve-se buscar a empatia, tolerância, capacidade de interpretar e atender as pessoas de forma personalizada e não automatizada. Portanto, busque qualificações além das técnicas e desenvolva o lado emocional para lidar com diversos tipos de problemas e situações. No final das contas, estamos lidando com pessoas iguais a você.

Capacidade analítica e interpretativa
De nada adianta o contabilista ter várias ferramentas, relatórios e números se não souber como usá-los. Lembre-se que muitas vezes o cliente espera essa análise de você. Estudar diversos cenários, hipóteses e tendências de mercado são fundamentais para se ter informações claras e no momento necessário. “Ter uma informação e não saber como usá-la é a mesma coisa que não ter (Autor desconhecido)”.

Entender bem o cliente e sua área de atuação
Cada cliente e cada segmento tem sua peculiaridade. O contador moderno precisa entender tanto quanto o cliente, sobre seu negócio. Caso contrário, como oferecer soluções otimizadas sem compreender o contexto todo? Dedique-se ao cliente e suas dores. Será através delas que você encontrará uma solução para ele.

Informação e conhecimento constante
Leis, normas, regras, tributações, etc, estão frequentemente mudando. Estar por fora e não acompanhar essas novidades pode comprometer seus resultados e de seus clientes! Além de buscar conhecimento acadêmico, técnico e profissional nas áreas e suas especialidades, é imprescindível estar antenado aos softwares e metodologias para aperfeiçoamento do trabalho. Participe de eventos, teste programas e aplicativos. Esteja sempre à frente dos concorrentes.

 

DICA EXTRA

Vamos tomar um C.H.A.?

Quem está em contato com o mundo do empreendedorismo já deve ter ouvido falar dessa sigla para o sucesso. A gente vai explicar aqui!

Conhecimento – é seu saber teórico e técnico do assunto em questão. Você precisa dominá-lo. É o que você sabe ao longo de toda sua experiência. Estude! Esteja preparado para responder quaisquer dúvidas de seus clientes.

Habilidade – é seu “como” e seu saber fazer. Desenvolva a competência para executar determinada ação. APRENDA, TREINE, MELHORE!

Atitude – Tenha atitude. Aqui é a prática. Seja proativo, antecipe-se aos problemas resolvendo-os antes de surgirem. A prática leva ao aperfeiçoamento, evolução e inovação!

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