Você provavelmente chegou aqui com a vontade de ser mais notado no mercado, não é mesmo?
Apesar de parecer um imenso desafio, para criar diferenciais competitivos no seu escritório contábil, não é preciso pensar em nada mirabolante ou difícil demais de se colocar em prática.
Quer saber mais sobre esse tema?
Confira neste post!
O que é gerar diferencial para seu cliente contábil?
Seu diferencial envolve realizar práticas que façam seu cliente perceber que existe um desequilíbrio na balança em favor dele, em relação ao que você cobra se comparado ao serviço entregue.
Por exemplo: se você recebe um honorário de R$ 1 mil e consegue mostrar ao cliente que o cálculo correto dos impostos o fez economizar R$ 3 mil, ele terá clareza em relação ao valor do seu trabalho.
Mas se o cliente paga esse mesmo valor e recebe guia com atraso e não consegue um atendimento rápido e bem feito quando precisa, esse mesmo R$ 1 mil passa a ser visto como caro.
Quais estratégias você pode aplicar para gerar diferenciais?
1) Faça uma pesquisa rápida com seus clientes atuais para saber o que eles valorizam no seu trabalho:
O primeiro a se fazer é buscar saber com os seus clientes atuais o que eles mais valorizam em seu trabalho.
Com este levantamento, é possível averiguar o que pode ser mudado e melhorado em sua entrega.
Além disso, você terá clareza dos seus principais diferenciais para explorar aspectos ao formatar sua proposta de serviços contábeis.
2) Ofereça um atendimento realmente ágil e bem feito:
Mesmo que esta seja uma premissa básica para escritórios de contabilidade, nem todos contam com um bom atendimento, deixando muitos clientes insatisfeitos.
Por isso, torne-se diferente da maioria e ofereça um excelente atendimento!
3) Torne-se especialista em determinados segmentos, mas sem forçar a barra:
Uma outra forma de criar diferenciais para o seu escritório contábil é se apresentar como especialista em determinado segmento.
Mas não seja radical: sair de cara segmentando o seu trabalho, sem se especializar de fato no mercado que seu escritório vai atender pode ser prejudicial.
Equilíbrio é tudo!
4) Comunique seus diferenciais com clareza no seu marketing:
De nada adianta ter diferenciais na sua empresa contábil se você não comunicar isso amplamente no seu site, redes sociais, na apresentação da proposta etc., não é mesmo?
Mais de 80% dos clientes contábeis acabam vindo por indicação, já que se trata de um serviço de extrema confiança e complexidade. Por isso, cada amigo deve ser visto como um importante e estratégico canal de comunicação sobre os seus serviços.
6) Torne seus diferenciais tangíveis
Ao comunicar esses diferenciais para o seu cliente contábil, procure tangibilizar isso para que ele tenha ainda mais confiança na sua empresa.
Esperamos que com essas dicas você tenha mais clareza do caminho a seguir para se diferenciar!