Claramente vemos uma mudança no cenário contábil quando analisamos as necessidades de quem busca os serviços de contabilidade. Atualmente, vemos que o perfil do contador se tornou mais consultivo, onde ele leva diversas informações e agrega valor às empresas para quais trabalha, quebrando a visão errônea de que o contador era um “mal necessário”. Não deixando de lado as obrigações acessórias da área, como guias e cálculos, porém com o auxílio da tecnologia, o trabalho “burocrático” otimizou, possibilitando que o profissional dedique-se a analisar informações válidas e necessárias para seus clientes melhor gerirem suas empresas.
Pois bem, considerando essa mudança, surge a pergunta: Como captar novos clientes e conquistá-los?
Sabemos que antes de tudo, precisamos agregar valor ao nosso serviço, fazendo um trabalho diferenciado, mostrando-se atento e preocupado com o empresário que é seu cliente, levando informação que auxilie no gerenciamento do negócio e, detalhe importante, informação em tempo real.
Saber o seu valor é um grande desafio que faz toda a diferença na sua estratégia de venda, pois nem sempre o cliente tem certeza se ele quer mesmo um serviço, por não conhecer ou por não achar necessário e, ao trabalhar em cima disso, o contador conquista esse cliente sem obrigá-lo a se comprometer, mas gerando a necessidade dele ter esse serviço que só você pode oferecer no momento; ao criar a necessidade, ele entenderá os valores justos pelo serviço que ele precisa.
A captação de clientes
Na hora de captação, além de indicação, hoje temos as redes sociais e anúncios onlines, que nos permitem expandir o alcance do nosso serviço, mas o que ajuda a se manter no mercado é o diferencial que agregue valor ao serviço prestado. Perder clientes por questão de preço é possível, mas o valor do trabalho não é algo que se perca fácil.
Paga-se mais caro quando sabe-se que o retorno será rápido e positivo, em troca de um planejamento tributário bem feito, por uma boa contabilidade consultiva, afinal, contabilidade, hoje, é um investimento que o empresário faz, já dizem por aí: preço é o que você paga, valor é o que você leva.
É preciso considerar que o perfil do empresário também está mudando. A cada ano que se passa, o cliente vai ser mais moderno e estará em busca de mais inovação, exigindo que você ofereça seus serviços para perfis diferenciados e, isso deve ser considerado na hora da adaptação ao mercado, não só pelos clientes que você tem agora, mas os que virão no futuro, buscando que seu negócio prospere com ações constantemente ativas.
Habilidades e estratégias necessárias
A ideia principal é partir das suas habilidades para desenvolver estratégias para conseguir novos clientes, habilidades técnicas, que envolvem seu trabalho e conhecimento, junto de habilidades comportamentais, que envolve seu desenvolvimento pessoal como profissional!
Sobre as comportamentais, precisamos salientar que essas são as mais importantes e mais difíceis de dominar, pois envolvem questões mais íntimas de como nos comportamos, que são:
- Liderança: pois você precisa saber para onde levar o seu time;
- Resiliência: pensar fora da caixa, arriscar, saber cair e saber levantar;
- Boa comunicação: sem saber se comunicar adequadamente, não há como alcançar seus objetivos;
- Criatividade: é o que te leva a inovação, além de resolução de problemas;
- Coletividade e empatia: saber trabalhar com o seu time, pois empatia aproxima a comunicação e isso abre portas;
- Honestidade: faça um trabalho verdadeiro para colher os resultados!
Tais habilidades se desenvolvem na prática e são essenciais para destacar-se no mercado, pois te ajudam a enxergar as oportunidades nos problemas, deixando o tradicional de lado e desenvolvendo de verdade o lado profissional no mercado!
Mas, nada se faz sem planejamento e estratégias! Mostre sua utilidade como provedor de soluções, conquiste a confiança do seu cliente e mais virão!
- Estude seu público e saiba como atender suas necessidades;
- Defina quais são diferenciais no mercado contábil e como isso se torna mais relevante do que seus concorrentes;
- Saiba segmentar sua atuação, pois quanto mais específico você for, mais fácil se torna encontrar soluções personalizadas para cada cliente! Pode parecer limitante, mas focar em uma área, possibilita tornar-se o melhor dela!
- Agregue valor ao seu serviço, assim como mencionamos no início, o contador precisa ser relevante com informações que ajudem na gestão da empresa, indo além do serviço “burocrático”;
- Invista em marketing digital, afinal você precisa ser visto!
- Incentive indicação de novos clientes;
- Disponibilize materiais ricos;
- Use a tecnologia ao seu favor!
Conquistar novos clientes envolve estratégias, sem dúvidas, mas precisa saber desenvolver elas de acordo com o profissional que você é ou quer ser! A RTA Sistemas é uma das ferramentas mais práticas atualmente e que pode otimizar o seu trabalho, proporcionando um serviço de qualidade que te trará mais clientes satisfeitos!
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