Hoje, cada vez mais, as empresas estão conscientes da necessidade de conhecer seu público-alvo. Afinal, nenhum negócio consegue resultados positivos sem estratégias diretas para quem contrata seus serviços, não é mesmo? Para os escritórios de contabilidade não é diferente: desenvolver uma gestão de clientes eficiente é de suma importância neste ramo.
Realizar um planejamento eficaz para a fidelização dos clientes, assim como conhecer a fundo suas expectativas, são uma das formas de demonstrar a importância que ele tem para o seu empreendimento. Mas, além disso, são práticas eficazes para a gestão de clientes.
Pensando em auxiliar seu escritório contábil, listamos dicas essenciais de como aplicar uma gestão de clientes no seu negócio. Continue a leitura e acompanhe!
Conheça seu cliente
Antigamente, muitos contadores nem tinham um contato efetivo com os donos das empresas. O trabalho era realizado e encaminhado dentro do prazo e, uma vez por ano, o contador entrava em contato para solicitar a assinatura do sócio-administrador no Balanço Patrimonial.
Definitivamente, essa não era uma boa estratégia de gestão de carteira. Por isso, hoje o relacionamento cliente e empresa está muito além. Por necessidade ou modernização, os aspectos de atendimento dentro dos escritórios contábeis mudaram, aproximando a equipe de trabalho das empresas e dos clientes.
Dessa maneira, é possível transmitir uma maior segurança para os empresários, além de conseguir identificar o perfil individual de cada cliente. Com isso, muitas vezes, antecipa-se questionamentos que o cliente possa ter.
Invista nas redes sociais
A maioria das pessoas procura por empresas que estejam dispostas a responder suas dúvidas de forma rápida e eficaz. Utilizar os benefícios que as mídias sociais disponibilizam é fundamental para estar sempre perto do seu público.
Elas tornaram-se canais eficientes de atendimento aos clientes, possibilitando que os feedbacks sejam realmente considerados e aplicados nas rotinas de trabalhos do seu negócio.
Esteja preparado
A contabilidade deixou de ser algo meramente tributário, obtendo, gradativamente, um maior espaço dentro das organizações e tornando-se um suporte na tomada de decisões.
Estar preparado para novas demandas é fundamental. Mas, como isso pode interferir na gestão de carteira? Pode-se dizer que muito, pois estando ciente do que o cliente espera do seu escritório é possível demonstrar todo o seu entendimento na área.
Dessa forma, também é possível conquistar novos clientes, além de reconquistar os clientes inativos. Pois, uma gestão de clientes também deve ser aplicada aos antigos contratos. Analisando o motivo pelo qual ele ficou inativo, é de suma importância apresentar como você está preparado para auxiliá-lo nessa nova etapa.
Forneça um pós-venda
Após a contratação dos seus serviços, é importante estar sempre auxiliando as empresas que o contrataram, tornando seu escritório uma consultoria no assunto.
Você estará acompanhando diariamente as necessidades destas empresas, conhecendo e avaliando as particularidades de cada uma. Isto precisa ser aplicado a longo prazo, pois o foco de qualquer empreendimento precisa ser sempre voltado para a satisfação dos seus clientes.
Obviamente que, com tantas atividades desenvolvidas nos escritórios de contabilidade, priorizar a gestão de carteira não é uma tarefa tão simples. Mas assim como existe a necessidade de estar em constante aperfeiçoamento em assuntos diretamente ligados ao exercício da profissão, separar um tempo para aprimorar como você atende seus clientes certamente gerará melhores resultados.
Gostou das nossas dicas sobre gestão de clientes? Aplique no seu escritório e veja os ótimos resultados que essa ação proporcionará ao seu negócio! Para acompanhar mais assuntos que ajudaram na gestão do seu empreendimento, siga-nos no Facebook, Twitter e Youtube.