O problema é que nem sempre os contadores sabem como fazer corretamente a divulgação dos seus serviços. Para a maioria, isso pode parecer algo difícil de realizar. Afinal, existem diversos caminhos possíveis para seguir com graus diferentes de potencial de sucesso.
O segredo é bastante simples: basta encarar a própria carreira como se fosse uma empresa. É função do departamento de marketing de uma empresa elaborar estratégias eficazes para divulgar seus benefícios e atrair cada vez mais clientes. Pense nisso!
Conheça abaixo 10 formas para realizar estratégias de marketing para contadores:
1. Defina metas concretas
O primeiro passo que você deve tomar para iniciar a sua estratégia de marketing para contadores é estabelecer quais são os seus objetivos. Por exemplo, não basta querer mais clientes. É necessário especificar em quanto você deseja aumentar os seus negócios.
Sem isso, ficará impossível saber se você está sendo bem-sucedido ou não com as suas ações. Isso servirá tanto para comprovar o seu sucesso como também para ajudar você a diagnosticar problemas caso os resultados não estejam no nível desejado.
2. Utilize as mídias sociais
Nos dias de hoje, é quase impossível encontrar alguém que não esteja presente, em pelo menos, uma mídia social. É por isso que você pode utilizar o Facebook, o Instagram, o LinkedIn, entre outras redes, para divulgar o seu trabalho.
Vale ressaltar, no entanto, que apenas criar contas nessas mídias e não alimentar os perfis é um erro grave. É preciso gerar material de qualidade e que seja de interesse ao seu público. Para isso, você pode contar com o auxílio de uma agência ou profissional de comunicação para o planejamento e criação do conteúdo.
3. Tenha um site do seu escritório
É importante que o seu escritório contábil também marque presença na internet com um site. Ele pode apresentar informações sobre os trabalhos oferecidos aos clientes. Além disso, você também pode trabalhar os textos e a estrutura do site com técnicas de SEO, para que o site seja mais bem posicionado em buscas orgânicas no Google e em outros motores de busca.
Outro ponto fundamental é escolher um template responsivo. Esse é um modelo em que o site se adapta a qualquer formato de tela, proporcionando uma boa experiência a todos aqueles que os acessam.
4. Publique conteúdo em um blog
Você poderá conquistar muito mais clientes se estabelecer a si próprio como uma autoridade em seu segmento. As pessoas confiarão mais no seu nome e optarão mais pelos seus serviços. Uma ótima forma de fazer isso é publicando conteúdo de qualidade em um blog.
Que tal incluir um espaço como esse no seu site? Além de permitir que você desenvolva pautas relacionadas à sua área de atuação, também serve como possível portal de entrada para visitantes em seu site. Afinal, cada post poderá aparecer no Google para buscas referentes a seus termos.
5. Desenvolva uma identidade visual
Engana-se quem pensa que identidade visual é algo que se refere apenas ao logotipo de uma empresa. O logo é uma parte fundamental, mas não representa a sua totalidade.
Um designer pode desenvolver um logotipo e demais elementos gráficos da identidade visual. Dessa forma, todos os seus materiais gráficos físicos e digitais seguirão um padrão e serão facilmente identificados pelo público com o passar do tempo.
6. Pratique o networking
Para que as pessoas consigam lhe reconhecer como um bom profissional da contabilidade, é importante que você pratique o networking. Para isso, é fundamental frequentar eventos da comunidade em que atua, fazer comentários na mídia, entre outras práticas.
A troca de contatos é muito importante. Desse modo, as pessoas conseguirão identificá-lo com facilidade e assim você fechará novos clientes ou parcerias profissionais.
7. Tenha um planejamento estratégico
No marketing, assim como nas outras áreas do seu escritório contábil, “atirar no escuro” pode ser um erro grave. Por isso, é importante que seja desenvolvido um planejamento estratégico nessa área.
O planejamento deve conter um mapeamento de públicos, estudo de mídias, entre outras informações importantes. Assim, você saberá como desenvolver as estratégias de marketing com maestria e sucesso.
8. Publique anúncios digitais
Os serviços de contador podem obter ótimos resultados ao serem anunciados em publicidade digital. Plataformas como Google AdWords e Facebook Ads podem impactar o perfil exato de público que você está procurando sem precisar pagar muito caro por isso.
O conteúdo do anúncio deve ser cuidadosamente planejado para que gere identificação junto à audiência que você pretende atingir. Além disso, pense bem na segmentação: não basta tentar atingir o maior público possível, e sim impactar aquele que tem mais chances de contratar os seus serviços.
9. Envie e-mail marketing
O envio de e-mails promocionais é uma estratégia bastante forte empregada pelas empresas e pode fazer parte do marketing para contadores, se bem implementado. Você pode convidar quem visita o seu site a se inscrever em uma newsletter e mandar conteúdo especializado para essas pessoas.
Paralelamente, crie o hábito de pedir o e-mail de seus clientes atuais para que também possam ser incluídos em uma lista de envios. Assim, você conseguirá impactar dois grupos possíveis com mensagens estratégicas.
10. Acompanhe as suas métricas de sucesso
No primeiro passo, recomendamos que você definisse objetivos concretos para a sua estratégia de marketing para contadores. Isso é importante porque, ao final, você deve se preocupar em acompanhar os indicadores que conseguem traduzir o seu sucesso.
Esse hábito jamais deve ser negligenciado. Além disso, busque comparar os seus resultados periodicamente, para que seja possível detectar o seu progresso ao longo do tempo.
Agora que você já sabe como desenvolver o marketing para contadores, ficou mais fácil se tornar conhecido, não é mesmo? Como em qualquer outro tipo de estratégia, é necessário parar e pensar muito bem sobre as medidas que serão adotadas. Crie um plano escrito e enumere todas as suas ações para se organizar e definir quais decisões serão tomadas em cada aspecto dele.
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