Você é uma pessoa que gosta de ler?
Se sim, você chegou no post certo!
O contador, muito além de alguém que só lida com números, também precisa estar antenado para realizar um planejamento contábil de excelência. Com as novas tecnologias e a competitividade voraz, além das alta complexidade do Fisco, um contador atualizado e antenado nas novidades passou a ser um grande diferencial competitivo.
Assim, os contadores que já atuam na área e os recém formados, precisam estar sempre em busca de informações pertinentes para o seu ofício, buscando se atualizar sobre normas, mudanças tributárias, novas formas de registrar mutações patrimoniais, com a finalidade de promover uma melhor elisão tributária.
Com a necessidade de capacitação permanente, listamos abaixo 5 principais guias de contabilidade que você não pode abrir mão!
Confira!
- Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC
Autores: Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins et al.
Editora: Atlas
Este livro é considerado uma “bíblia” da área societária e é um dos mais vendidos no Brasil. É um dos poucos que consegue fazer parte da bibliografia básica de inúmeros cursos e departamentos contábeis nas grandes empresas nacionais.
A obra conta com conceitos e simulações sobre administração, demonstração de fluxo caixa, normas internacionais de contabilidade, contas a receber, plano de contas, relação entre ICMS e estoques, instrumentos de hedge, integralização de capital e mutações no patrimônio líquido, apenas para citar alguns poucos exemplos. É muito completo e um o guia fundamental de qualquer contador, novato ou gestor.
- Manual Completo de Contabilidade Pública
Autores: Deusvaldo Carvalho e Marcio Ceccato
Editora: Impetus
Se você está pensando em prestar concurso público, esse manual é essencial para sua jornada de estudos.
De linguagem fácil, a obra esclarece nuances indispensáveis à contabilidade pública, com 950 questões comentadas e um rico material complementar para solidificar sua compreensão plena sobre o assunto.
- Contabilidade Tributária: Um Enfoque nos IFRS e na Legislação do IRPJ
Autor: Mateus Alexandre Costa dos Santos
Editora: Atlas
Este é um dos livros mais importantes da contabilidade para quem atua na área fiscal e jurídica. Com as constantes mudanças das normas internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS) há uma certa confusão profissional com quem não possui tempo para consultar e estudar profundamente todas as inovações.
A multiplicidade de perspectivas legais sobre a contabilidade tributária exige o auxílio de manuais como o escrito pelo professor Mateus, doutor e mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB) e um dos que melhor tratam a questão fiscal e sua relação com o que é praticado no universo contábil atualmente.
- Contabilidade de Custos
Autor: Eliseu Martins
Editora: Atlas
Em sintonia com as Normas Internacionais da Contabilidade, este compêndio é um dos principais livros de contabilidade de custos no país.
Ao discorrer sobre critérios técnicos e legais vinculados, por exemplo, à contabilização dos custos de produção e do peso da carga tributária na atividade produtiva (principalmente ICMS e IPI), a obra apresenta critérios inovadores de rateio, reflexões sobre cálculo do custo unitário e CPV (Custo dos Produtos Vendidos), além de modelos críticos para implantação de sistemas de custos.
- Compliance e Governança Corporativa
Autora: Marcella Blok
Editora: Freitas Bastos
Com os recentes episódios de escândalos de corrupção trazidos ao conhecimento da população por força da “Operação Lava Jato”, houve muitas discussões sobre possíveis mudanças de cultura na gestão empresarial, principalmente em sua relação ética com o poder público.
Nesse sentido, a contabilidade precisa estar perfeitamente alinhada às leis, normas e diretrizes para garantir regulamentos externos e internos.
O livro conta com uma análise teórica da contabilidade com os procedimentos que devem ser implementados para criar uma sistemática efetiva de compliance no dia a dia da empresa.
Conta-se aqui, com uma obra extremamente útil a contadores, advogados, economistas, administradores e auditores, a obra é indispensável em uma era em que o combate à corrupção coloca em xeque a maneira com a qual as organizações interagem no mercado com seus stakeholders.