Sabemos que um dos melhores tipos de marketing que um contador pode ter é a indicação de clientes, não é mesmo?
A fidelização é um processo que requer um esforço contínuo e estratégico por parte do escritório, pois estabelecer relações entre marca e cliente depende de saber qual caminho tomar.
É importante ter em mente que o processo é uma conquista contínua que depende de novas estratégias, pois existe uma tendência da relação esfriar entre você e um cliente caso não haja uma atenção constante. Sem uma troca recíproca e apoio ao fidelizado, a tendência é que ele procure por uma nova representatividade – o que seria negativo para o seu negócio.
Para nutrir uma relação efetiva com o cliente contábil, é importante estabelecer uma comunicação assertiva, próxima, e se fazer presente no cotidiano, entregando conteúdo de qualidade na hora certa.
Quais são as vantagens de se fidelizar clientes?
- Indicação do serviço a novos clientes, um tipo de marketing muito valioso que acontece de forma natural e quando um cliente está 100% satisfeito com o serviço entregue. Para que essa indicação ocorra, é importante ser fidelizado transfira a confiança que sente em você para as demais pessoas!
- Redução de custos, pois a chegada dos novos clientes por meio do marketing de indicação produz uma redução de custos, assim como aumenta a permanência dos fidelizados.
- Ajuda a aumentar as vendas: a indicação de novos clientes favorece o processo de conquista, tornando-se mais rápida e mais próxima, já que este novo cliente já foi nutrido a confiar e a esperar uma boa experiência com base nos resultados alcançados pelo fidelizado que o indicou.
Como fidelizar clientes contábeis?
Sabemos que apesar de muito importante para o seu ofício, muitas vezes a tarefa de fidelizar clientes é desafiadora. Por isso, temos algumas dicas para lhe ajudar esse processo! Confira:
1. Conheça seu cliente, para que ele esteja em sintonia com o seu escritório e os princípios que promove. Ouvir, nesse caso, é fundamental para conhecer seu cliente!
2. Desenvolva um bom relacionamento com o cliente, fazendo-os se sentirem importantes e satisfeitos por terem escolhido você. Uma relação de trocas positivas é fundamental. Essa conexão pode ser gerada com algumas práticas como o envio de uma mensagem, e-mail marketing com conteúdos relevantes, oferecendo planos especiais para fidelizados e descontos em alguns serviços.
3. Faça o papel do consultor de contabilidade. Uma contabilidade consultiva começa com a entrega do balancete e, em seguida, com a análise profunda e interpretativa do negócio do cliente. Por meio desta metodologia, o consultor consegue entregar ao cliente estatísticas que comprovam se a empresa está em risco financeiro ou em condições sustentáveis.
4. Entregue relatórios que agreguem valor: para que essa troca aconteça, não esqueça de realizar a emissão de relatórios simples ou periódicos seguindo as informações fornecidas pelo próprio cliente.
5. Incentive seus colaboradores com capacitações e para entender a realidade do cliente. Conhecer as particularidades de seu negócio e qual a melhor forma de abordá-lo, em termos de linguagem, veículo de comunicação e periodicidade de contato, é fundamental para fidelizar clientes.
6. Proporcione uma ótima experiência, pois uma boa avaliação, profissionalismo, reciprocidade e empatia fazem parte do pacote da excelente experiência. Um trabalho executado com seriedade pode gerar confiança, mas apenas um bom atendimento, comunicação assertiva e honesta podem proporcionar o combo perfeito de permanência do cliente.
Conquistar clientes é um desafio diário, mas deve ser realizado de forma contínua. Com essas dicas, você com certeza terá arcabouço para fidelizar cada vez mais clientes!
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