A tecnologia veio para trazer diversas melhorias para os profissionais das mais diversas áreas. Com a contabilidade, não poderia ser diferente. Por isso, hoje já se encontra disponível no mercado o software para contador autônomo  e é importante que você conheça melhor sobre ele.

Esse tipo de sistema torna o trabalho mais eficiente, otimiza o tempo para a execução das atividades, possibilita o cumprimento correto das obrigações acessórias, aumenta a produtividade e qualidades dos serviços prestados, além de oferecer demais vantagens que se tornam diferenciais para o crescimento do negócio.

Pensando nisso, elaboramos este texto para mostrar 6 aspectos que não podem faltar em um software usado por um contador autônomo. Confira!

1. Segurança dos dados

A segurança é importante para evitar a perda e o acesso indevido de informações. Isso porque a contabilidade trata de assuntos extremamente delicados e sigilosos, como dados patrimoniais e financeiros.

Além de possibilitar um melhor controle e monitoramento do acesso a esses dados, com esse tipo de serviço, é possível realizar um mapeamento da situação tecnológica do negócio e, dessa forma, mantê-lo sempre adequado à demanda.

Assim, é possível encontrar e solucionar eventuais falhas de segurança com muito mais eficácia.

2. Automatização

É fundamental que as soluções contábeis atuais sejam automatizadas. Os trabalhos manuais geram muita perda de tempo, além de estarem propícios a erros que podem comprometer todo o processo e ocasionar danos irreversíveis.

O fornecedor de uma ferramenta de contabilidade eficaz deve estar atento a manter o sistema sempre atualizado de acordo com as alterações ocorridas na lei e obrigações particulares de cada estado, tendo em vista que, no caso do ICMS, por exemplo, a tributação vai variar conforme o local.

Entre suas funcionalidades, devem estar contidas a importação de notas fiscais e planilhas, emissão de folha de pagamento, entre outras, de forma automática.

3. Agilidade

A agilidade é importante por resultar no aumento da produtividade e, como consequência, em um lucro maior. Por isso, essa característica é um ponto que deve ser considerado na hora de escolher um software para contador autônomo. O ideal é escolher um recurso inteligente e de uso simples.

4. Gerenciamento das tarefas

Um bom software de gestão contábil também deve possibilitar o gerenciamento das tarefas e usuários. Busque por ferramentas que permitam o controle e acompanhamento em relação às etapas das atividades.

Isso possibilita uma melhor administração do seu desenvolvimento e a avaliação dos serviços desenvolvidos. Assim, você ganha em produtividade, além de poder decidir pelo valor adequado do seu trabalho.

5. Integração com plataformas diversas

É primordial que o sistema se integre a diferentes plataformas, com o intuito de atender todas as obrigações do escritório. Isso permite que você invista no que realmente é importante, tornando o trabalho mais eficiente.

Também é uma maneira de tornar os procedimentos da contabilidade mais otimizados e reduzir as possibilidades de erros. Por meio de um sistema integrado, é possível enviar informações das variadas áreas da contabilidade, como tributária, fiscal e trabalhista, de forma automática.

6. Suporte técnico

Implementar um software de gestão para auxiliar nos serviços de contabilidade vai modificar bastante a rotina e o fluxo das atividades do dia a dia do escritório. Então, é importante poder contar com o suporte oferecido pela empresa fornecedora do sistema.

Por esse motivo, opte por aquela que atenda com rapidez e eficiência às suas necessidades e que seja referência no ramo. Além disso, veja se o suporte é especializado e se está frequentemente atualizado conforme as alterações ocorridas na lei. Esses são os principais atributos a serem observados antes de escolher a ferramenta.

Agora que você já sabe a importância do software para contador autônomo, no momento da escolha, tenha sempre em mente que é preciso atender a real necessidade do escritório. Conte com um sistema que tenha armazenamento em nuvem, backup automático, suporte ilimitado, treinamento em vídeo e demais funcionalidades essenciais para atendê-lo da melhor forma.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para entender o que é software intuitivo e saiba por que trabalhar com ele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *