Atualmente, a carreira contábil é uma das mais valorizadas no mercado. Não por acaso, a cada ano, o número de profissionais que ingressa na área é consideravelmente alto. Por esse motivo, é normal que a concorrência se torne crescentemente mais acirrada.

Porém, aplicando novos conceitos nos processos organizacionais, é possível se diferenciar dos concorrentes. Entre eles, podemos destacar a contabilidade estratégica. Com a rapidez da globalização, torna-se fundamental utilizar processos que atinjam as necessidades reais dos empreendimentos.

Assim sendo, a principal função da contabilidade estratégica é justamente transformar os dados em informações relevantes, considerando não apenas o cenário interno, mas também os fatores externos que influenciam os resultados das empresas.

Quer saber mais sobre contabilidade estratégica? Continue a leitura e conheça quais são as principais boas práticas utilizadas em relação a ela!

Observação do cenário econômico

No geral, os empresários estão em uma constante busca por novas fontes de recursos ou investimentos, seja ampliando seu negócio ou, até mesmo, acrescentando outros ramos de atividade para seu atual empreendimento.

Mas, qual o papel do contador nesse contexto? Pode-se dizer que, há algum tempo, o profissional de contabilidade não interferia nessas questões. Contudo, hoje em dia, os escritórios que querem se destacar sabem que precisam estar junto com seu cliente em todas as etapas do negócio.

Por isso, observar e analisar o cenário econômico é fundamental para o sucesso das empresas. O contador que passa seu feedback acerca disso consegue demonstrar que seu trabalho é executado com foco no sucesso do cliente.

Utilização da integração de dados

As empresas são formadas por um grande sistema, o qual tem por base subsistemas. Todo o ciclo dos dados gerados dentro de uma companhia tem sua finalização na contabilidade. A partir desse conjunto, ela é capaz de gerar informações que serão cruciais para a tomada de decisões.

Obter e organizar esses dados tornou-se mais prático e eficiente com o auxílio da tecnologia. Assim sendo, softwares proporcionam a integração das operações. Uma vez que a informação é lançada na plataforma, ela fica disponível para todos os usuários, agilizando as apurações, viabilizando a emissão de relatórios e proporcionando a análises das contas.

Isto é, a contabilidade estratégica não atua de forma isolada nos empreendimentos, mas sim compacta todas as informações geradas nas mais diferentes frentes e as utiliza como base para as decisões fundamentais das organizações.

Avaliação do enquadramento tributário

Talvez as despesas tributárias sejam uma das principais preocupações dos empreendedores, pois os impostos são responsáveis por uma parte considerável dos custos dentro das empresas.

Agir continuamente para encontrar a melhor forma de tributação para o negócio do cliente é essencial para obter resultados positivos. O contador que se mantém atualizado pode, de forma tática, usufruir dos benefícios fiscais disponíveis na legislação tributária brasileira.

Estudo de crescimento

Obviamente, expandir as atividades da empresa é o que todo empresário almeja. No entanto, esse crescimento precisa ser baseado em informações sólidas e seguras, a fim de garantir a continuidade das operações.

Disponibilizar dados contábeis que proporcionem essa segurança é algo indispensável. Dessa maneira, o contador demonstra sua importância em todas as frentes de uma empresa, tornando-se essencial para um próximo passo na expansão dela.

A contabilidade estratégica trouxe novas práticas para profissão contábil. Ela superou a contabilidade tradicional — baseada em análises de balanços e lançamentos —, aplicando planejamento, controle e avaliação dos resultados.

Outro fator significativo para a execução da contabilidade estratégica é a ênfase nas ações que afetam o futuro, estudando não apenas os objetivos finais, mas também os setores separadamente, com o intuito de potencializar os resultados como um todo.

Agora que você entendeu melhor sobre a importância da contabilidade estratégica para seu escritório, siga nossas páginas no Facebook e no Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *