Ter um programa de gestão é muito importante para os escritórios de contabilidade. Com essa tecnologia, é possível ter um controle financeiro, organizar contatos de clientes, armazenar dados em nuvem, controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, entre outros benefícios.

É por isso que muitos proprietários desse tipo de estabelecimento procuram por um software contábil gratuito. No entanto, essa não é a melhor opção para o seu negócio: os softwares grátis são extremamente limitados, podendo se tornar uma dor de cabeça, em vez de solucionar problemas e otimizar o trabalho de seu escritório de contabilidade.

Para que você entenda por que não pode cair nesse erro, listamos 4 riscos que esses programas gratuitos possuem. Confira!

1. Falta de segurança

Quando você opta por um software contábil pago, está garantindo um sistema totalmente criptografado, ou seja, que tem a segurança garantida. Afinal, essa tecnologia evita que seus dados sejam perdidos ou que vazem no caso de invasão na rede.

Nas opções gratuitas, isso não ocorre. Nelas, não há uma garantia de segurança, fazendo com que todas as informações do seu escritório permaneçam no risco de serem perdidas a qualquer momento.

2. Não há suporte técnico

É natural que, até você e sua equipe se adaptarem ao software, ocorram algumas dúvidas sobre a utilização do sistema. Também é normal a ocorrência de pequenos erros nesse processo. Isso tudo é facilmente resolvido quando você tem acesso a um suporte técnico especializado.

No entanto, em um software contábil gratuito, não existe suporte técnico. Dessa forma, sempre que tiver algum problema, você terá que resolver sozinho. Se não tiver conhecimentos avançados em informática, poderá ter dificuldade nessa tarefa.

3. Falta de atualizações

Quando você baixa um aplicativo qualquer em seu celular, percebe que de tempos em tempos ele recebe atualizações com melhorias, não é mesmo? A mesma coisa acontece com os softwares contábeis, que precisam ser atualizados periodicamente para que erros de programação sejam resolvidos e melhorias sejam aplicadas.

No entanto, essas atualizações só são disponibilizadas nas versões pagas, pois as empresas desenvolvedoras contam com um time de especialistas que, com base nos feedbacks dos usuários, trabalham para criar melhorias no programa. Na versão gratuita, como você já pode imaginar, isso não acontece.

4. Não são personalizados

Cada empresa tem suas particularidades e necessidades específicas. Assim, quando você contrata um software de gestão, é feita uma reunião para que seja desenvolvido um programa personalizado para solucionar as suas demandas.

Já os softwares gratuitos são únicos, ou seja, o mesmo software é utilizado por qualquer escritório contábil, sem nenhuma personalização, podendo se tornar extremamente limitado.

Agora que você conhece os riscos de utilizar um software contábil gratuito, já sabe que não pode cair nesse erro. Por isso, convém buscar uma empresa conceituada e experiente nesse mercado, que desenvolva um programa de qualidade para o seu negócio.

A RTA Almeida é uma empresa especialista no desenvolvimento de softwares contábeis, que são hospedados em nuvem, proporcionando mais agilidade e segurança das informações. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Será uma satisfação ajudar a otimizar o trabalho em seu escritório contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *