Hoje em dia, o contador está diretamente ligado a todas as atividades de uma empresa. Por causa disso, muitas vezes ele necessita estar amparado por um software de qualidade para agilizar e dinamizar os processos.

Felizmente, existem no mercado inúmeras alternativas para um profissional contábil. Porém, nem todas são capazes de proporcionar o suporte necessário para os profissionais. Diante disso, neste post reunimos dicas importes de como escolher um software de qualidade para sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é um software contábil?

Assim como o gestor precisa de um software de gestão para agilizar seu processo, o contador também necessita de um software contábil para integrar os dados de todos os setores de uma empresa.

A contabilidade deixou de ser algo manual, onde seus dados eram registrados individualmente, e que só após todos os lançamentos, as informações eram geradas. Com o avanço da tecnologia, a contabilidade passou a ser informatizada, desde a área fiscal e contábil até a área de recursos humanos.

Os softwares passaram a integrar todos esses dados, além de permitirem a configuração de um plano de contas adequado a cada cliente de seu escritório, consultas de registros de forma eficiente, rápida e, o mais importante de tudo, informações mais exatas e backups eficazes.

Como escolher um software?

Primeiramente, sua empresa é única, por isso, o programa deve estar adequado as suas necessidades. Essas, por sua vez, são baseadas no que você deseja aprimorar com a implementação de um software. Quais são as dificuldades que precisam ser solucionadas?

Existe algumas características que são importantes serem analisadas antes de se decidir, muitas vezes priorizar o valor a ser pago não é uma boa escolha. Investir um pouco mais em um primeiro momento pode significar resultados melhores no futuro. Confira algumas características do software que devem ser analisadas:

Reputação

Como já mencionamos, nesse ramo existem muitas opções no mercado, no entanto, é importante verificar como é a reputação da empresa de software com seus colegas de profissão e analisar o que eles têm a falar sobre os serviços prestados.

Informações

É importante que você verifique como as informações são geradas, ou seja, se a emissão de relatório possibilita observar o necessário para a tomada de decisões.

Outro item importante, é identificar como as informações são armazenadas. Normalmente, uma das características mais importantes desses suportes são a forma como eles guardam as informações.  Basicamente, elas são alocadas em um único local, isso facilita na recuperação dos dados, rapidez no acesso e no controle das informações.

Integração

Devido ao grande número de responsabilidades na área contábil, é imprescindível que tenha integração dos diversos departamentos. Além de facilitar o acesso, isso diminui os equívocos. 

Hoje, as obrigações fiscais e legais exigem cada vez mais que suas informações sejam corretas, pois elas estão interligadas entre as suas declarações e as do tomador do serviço.

Desse modo, escolher um software que permita isso é primordial. Os suportes, como importar automaticamente as notas fiscais eletrônicas e exportar os dados para os Speds, se tornam importantes diferenciais nos pacotes oferecidos.

Segurança

A contabilidade trabalha com todas as informações das empresas, algumas delas são tratadas como confidenciais e disponibilizadas apenas para seus diretores. Verifique o suporte que a empresa dá quando se fala em segurança e, de que forma as cópias de seguranças podem auxiliar os processos.

Agora que você sabe como escolher um software de qualidade, leia também nosso artigo que explica o que torna um software contábil mais intuitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *