O balanço patrimonial é uma demonstração contábil utilizada para apresentar a situação patrimonial e financeira de uma empresa por meio do mapeamento e organização de informações atinentes ao negócio. De forma geral, o balanço é feito anualmente e é considerado a principal declaração financeira de empresa.

A elaboração desse documento deve ser feita com precisão de forma a deixar clara a situação contábil do negócio. Por isso, é imprescindível que o profissional da contabilidade tenha um bom embasamento técnico e experiência na área. Com isso, fica muito mais fácil oferecer informações precisas e bem organizadas a respeito da empresa.

Com esse documento em mãos, o empresário tem condições de conhecer a real posição patrimonial do seu negócio. É possível vislumbrar todos os bens, direitos e obrigações relativos ao período apurado. Além disso, pode compreender melhor quais são as fontes de recursos para investimentos dentro da organização, facilitando a elaboração de um planejamento financeiro, tributário e estratégico para o negócio.

Acompanhe este artigo e conheça as principais informações sobre balanço patrimonial. Fique por dentro das melhores práticas na elaboração desse documento e ofereça as melhores soluções para os seus clientes. Confira!

Divisões

Para ter um controle sobre as informações e realizar um mapeamento adequado do balanço patrimonial, é necessário entender as suas divisões e a importância da organização dos dados conforme padronização adotada na prática.

O balanço patrimonial se divide em duas categorias principais: Ativo e Passivo. O primeiro abrange todos os bens e direitos da empresa. Ainda, integram este rol, os investimentos financeiros e títulos que possam existir.

Já o Passivo, representa todas as obrigações financeiras que a empresa possui, entre elas, obrigações tributárias, dívidas com fornecedores e dívidas trabalhistas.

Além das informações relacionadas aos Ativos e Passivos, outro dado importante que consta no documento é o Patrimônio Líquido. Neste rol, está presente todo o capital que a empresa possui em caixa disponível para uso.

As informações sobre divisões e mapeamento são básicas e é imprescindível que qualquer profissional de contabilidade conheça um balanço contábil e saiba interpretar o documento. Por isso, invista no treinamento da sua equipe e garanta que todos tenham conhecimento básico a respeito do balanço e da sua importância para a organização das empresas.

Atualização

A atualização do balanço patrimonial é uma questão polêmica entre os profissionais da contabilidade. Cada profissional orienta e adota práticas distintas quando o assunto é a atualização das informações que estarão no documento.

De forma geral, o mais indicado é que ocorra uma atualização mensal dos dados. Assim, ao realizar o processo no final do ano, tudo fica muito mais fácil. Essa regra é adotada principalmente em empresas de médio e grande porte.

A contabilidade é um processo que exige organização e precisão nas informações. Por isso, quanto mais bem planejado for o trabalho de elaboração do balanço, melhor será o resultado obtido ao final do projeto.

Lembre-se que o documento inclui a contabilidade dos itens de estoque, salários pagos aos colaboradores, valores gastos com fornecedores, contas fixas mensais, contas esporádicas, despesas com equipamentos, manutenção de veículos a empresa, etc., tudo isso no período de um ano!

Se você é contador e é responsável pela elaboração do balanço patrimonial de um negócio, a dica é que jamais deixe acumular trabalho. Planeje e organize as informações periodicamente, isso garantirá mais tranquilidade no final do ano, além da redução no risco de ocorrência de qualquer erro na inserção de informações no documento.

Análise

A etapa da análise do balanço patrimonial é muito importante para a elaboração das estratégias que serão adotadas pelo empresário para o próximo ano. Por isso, é papel do contador orientar e oferecer informações que permitam ao empresário uma absorção inteligente do demonstrativo.

Confira algumas dicas importantes para análise do balanço patrimonial:

Análise da estrutura das fontes de recursos

Para que o negócio seja rentável, é necessário que as fontes de recurso tenham um custo menor do que a rentabilidade. Um balanço bem elaborado permite esse estudo.

A partir dessas constatações o empresário pode avaliar, por exemplo, se é vantajoso solicitar dilação de prazo com seus fornecedores para aquisição de mercadorias (o que pode gerar custos) ou se é mais barato solicitar uma linha de crédito para uma instituição bancária.

Essas informações podem ser obtidas por meio da análise do balanço contábil. Outro dado que pode ser observado é o capital de giro do negócio e as estratégias de investimento que podem ser adotadas a partir dos valores disponíveis para investimentos.

Análise da Rentabilidade do Negócio

O balanço patrimonial permite que o empresário avalie a rentabilidade, produtividade e rotatividade do negócio. Essas informações são imprescindíveis para que a empresa visualize a capacidade de manutenção das atividades e crescimento do negócio.

Para realizar uma apreciação dessas informações, é necessário que o contador conheça os conceitos e métodos obrigacionais de uma sociedade. Além disso, é importante que o profissional tenha um sistema de gestão que permita o lançamento e organização das informações, facilitando a elaboração de métricas, emissão de relatórios analíticos e resultados.

Análise da Liquidez do Negócio

Outro aspecto interessante que pode ser examinado em um Balanço Patrimonial é a liquidez. A liquidez representa a capacidade que a empresa possui de cumprir com as suas obrigações (dívidas) com terceiros.

Além disso, também é possível avaliar a solvência, que é a análise estratégica da empresa em médio e longo prazo. Essa informação permite calcular os riscos de a empresa vir à falência.

Melhores práticas na emissão do balanço patrimonial

Algumas práticas adotadas pelos contadores contribuem para a emissão de um balanço patrimonial completo que retrate a realidade do seu cliente. Confira:

  • planejamento na elaboração do documento;

  • organização das informações e do lançamento de dados;

  • apoio tecnológico de softwares contábeis;

  • análise das especificidades de cada cliente e adaptação das práticas às necessidades individuais da empresa;

  • treinamento e constante atualização dos contadores.

A adoção de boas práticas contábeis garante um serviço de qualidade que permite às empresas a adoção de estratégias de crescimento baseadas nas informações apresentadas pelos seus contadores. Por isso, invista na prestação de um serviço de qualidade e garanta o sucesso do seu escritório e também dos seus clientes.

Além disso, é importante ter em mente que o preenchimento inadequado de um balanço patrimonial com informações que não concorrem com a realidade pode trazer danos significativos para os seus clientes, causando perdas financeiras e, em casos mais sérios, inviabilizando a continuidade das atividades.

Agora que você está por dentro das principais informações para a elaboração de um bom balanço patrimonial, assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos interessantes para o crescimento do seu escritório contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *